Mesmo não sendo
“naturalmente ecologistas”, aos povos indígenas se deve reconhecer o crédito
histórico de terem manejado os recursos naturais de maneira branda. Souberam
aplicar estratégias de uso dos recursos que, mesmo transformando de maneira
durável seu ambiente, não alteraram os princípios de funcionamento e nem
colocaram em risco as condições de reprodução deste meio.
Diferentes concepções de
"natureza"
Muitas vezes somos levados
a pensar que as sociedades indígenas que vivem nas florestas tropicais são
povos isolados, intocados, e que vivem “em harmonia” com os seus ambientes. A
dificuldade em se compreender as concepções e as práticas indígenas
relacionadas ao “mundo natural” e a tendência em aprisionar estes modos de vida
extremamente complexos e elaborados na imagem idealizada de uma relação
harmônica homem-natureza são exemplos de etnocentrismo.
A visão dos índios como
homens "naturais", defensores inatos da natureza, deriva de uma
concepção de natureza que é própria ao mundo ocidental moderno: a natureza como
algo que deve permanecer intocado, alheio à ação humana. Mas o que os povos indígenas
têm a dizer sobre o assunto é bem diferente.
As concepções indígenas de
“natureza” variam bastante, pois cada povo tem um modo particular de conceber o
meio ambiente e de compreender as relações que estabelece com ele. Porém, se
algo parece comum a todos eles, é a ideia de que o “mundo natural” é antes de
tudo uma ampla rede de inter-relações entre agentes, sejam eles humanos ou
não-humanos. Isto significa dizer que os homens estão sempre interagindo com a
“natureza” e que esta não é jamais intocada. Os Yanomami, por exemplo, utilizam
a palavra urihi para se referir à "terra-floresta": entidade viva,
dotada de um "sopro vital" e de um "princípio de
fertilidade" de origem mítica. Urihi é habitada e animada por espíritos
diversos, entre eles os espíritos dos pajés yanomami, também seus guardiões.
A sobrevivência dos homens
e a manutenção da vida em sociedade, no que diz respeito, por exemplo, à
obtenção dos alimentos e a proteção contra doenças, depende das relações
travadas com esses espíritos da floresta. Dessa maneira, a natureza, para os
Yanomami, é um cenário do qual não se separa a intervenção humana.
TRIBOS CANIBAIS
No Brasil, encontramos tribos que praticavam rituais do canibalismo. Um exemplo, são os Tupinambásque habitavam no litoral sudeste do país. Baseados na caça e na recolecção (viviam do que recolhiam), acreditavam em espíritos, nos heróis e nos pajés que transmitiam suas histórias. Eles possuíam uma língua comum, o tupi. Contudo, não havia união entre suas tribos e, por isso, acabavam guerreando.
Ritual Canibal
O ritual era realizado, de modo que o índio que comesse a carne do outro adquirisse inteligência, coragem, força e outras habilidades. Esta tribo, ao entrar em contato com os colonizadores portugueses, acabaram morrendo. O mito espalhado pela literatura oficial transmitia o terror que os europeus viram com os atos canibais da tribo. Assim, diziam que eles eram violentos e possuíam uma má índole e que gostavam de caçar seres humanos para comer como churrasco. Essa falta de informação, de conhecer o verdadeiro significado do ritual, fez com que eles fossem cada vez mais exterminados pelos bandeirantes.
As crenças indígenas e os relatos de Hans Staden - um alemão que em 1554 foi aprisionado pelos Tupinambás e, a partir daí, viveu uma aventura que ilustrou a história dessa tribo - mostram que para os índios se alimentarem de carne humana era puramente seguir um ritual. Se comessem carne de um homem forte e corajoso, eles acreditavam que ficariam com essas características também (até mesmo se fosse vontade do morto), assim evitavam a carne de pessoas covardes e fracas. Isso ocorria somente após uma guerra.
Outro razão é a de que a tribo do índio morto poderia se sentir honrado quando o inimigo quisesse comer a carne dele para ficar parecido com ele. Fora isso, eles não praticavam canibalismo sempre e não comiam homens brancos (pelos índios acharem sua carne indigna, pois eles eram filhos dos deuses maus), caso contrário, a tribo poderia ser amaldiçoada de acordo com suas crenças.
Fontes: Brasilescola.uol.com.br / http://www.universitario.com.br/ http://www.suapesquisa.com/ http://www.terrabrasileira.com.br/ pt.wikipedia.org / http://www.museudoindio.org.br/ pt.scribd.com / pib.socioambiental.org/pt/c - http://www.sohistoria.com.br/
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