INFORMATIVO

RELIGIÃO INDÍGENA - PRINCIPAIS CRENÇAS

Analisando os mitos e lendas destes povos temos alguns temas que são recorrentes. Estes que citamos aqui, são referentes aos descritos em obras sobre as tribos que habitam a região do Parque do Xingu (nordeste do Mato Grosso, sul da Amazônia brasileira).Podemos citar, por exemplo:-a existência de uma entidade criadora (geralmente com forma humana e sexo masculino) - uma espécie de vida após a morte-seres com poderes sobrenaturais - os animais, na verdade, tem uma organização social semelhante a dos índios, com chefe tribal, língua própria, etc... - o Sol e a Lua já viveram entre os índios, na forma humana, mas com poderes sobrenaturais e eram filhos diretos da entidade criadora (ou Deus)-todos os seres humanos, mesmo os não índios, foram criados pela mesma divindade-todos os aspectos da vida humana, sejam seus conhecimentos ou suas regras gerais e morais foram criados ou passados aos seres humanos pela entidade criadora ou outras entidades sobrenaturais. Em alguns casos menos comuns, eram seres humanos com profundos conhecimentos, verdadeiros sábios, mas esta condição, percebe-se, os colocava em espécie de posição próxima à da entidade criadora.



RITOS SAGRADOS

Como dissemos, existe uma imensa dificuldade em construir uma síntese a respeito das manifestações religiosas dos índios brasileiros, devido a sua imensa pluralidade social e diversidade cultural. Podemos citar que existem inúmeros momentos onde ocorre uma certa ritualização de procedimentos. E, os momentos, em que os ritos têm caráter puramente religioso, subjetivo ou transcendental. No entanto, existem tantas semelhanças quanto diferenças entre todas as inúmeras manifestações de tão variados povos. Para exemplificar, existem os momentos em que os homens seguindo uma rotina pré-estabelecida irão coletar matéria-prima para confecção de armas, na iminência de um conflito com uma tribo rival. Sob tal circunstância, diferente da simples confecção de artefatos para caça convencional, os homens tenderão a seguir uma práxis, com cantos, procedimentos e concentração específica. Podemos dizer então, que houve uma ritualização. 

E, existem os outros tipos de rituais que ocorrem em momentos bem demarcados da vida social e, em relação aos fenômenos da natureza, como os casamentos, os funerais, os cultos aos deuses zoomórficos e antropomórficos, guerras e para a manutenção da saúde, cura de moléstias onde são invocados deuses representados pelos mais diversos elementos constituintes da natureza (objetos astronômicos, animais, elementos como ar, água, fogo e terra, etc...).Um exemplo que merece ser destacado é a cerimônia conhecida como Kuarup (ou Quarup). Este ritual é realizado por uma das tribos de origem Tupi que habitam o Parque do Xingu. 


Em resumo, conforme descrito por Andrade e Silva (1999, p. 46) e por Villas Boas e Villas Boas (1970, p. 57), conta a lenda, que este ritual foi instituído pelo deus Mavutsinim com o objetivo de reviver os mortos. Eram usados troncos de madeira representado os mortos que iriam se transformando em seres humanos ao longo do ritual. Entretanto, por uma falha na observância de uma das orientações de Mavutsinim, a magia foi quebrada no ritual e os troncos não puderam ser transformados em pessoas. 
A falha, no caso, foi de um índio que havia tido relações sexuais e resolveu espiar a cerimônia, apesar da proibição de Mavutsinim em contrário. Mavutsinim então, muito contrariado ordenou que daquele momento em diante, os mortos não voltariam mais à vida no Kuarup e que haveria somente a comemoração. Este ritual merece destaque tanto pela peculiaridade, quanto pela importância para as tribos que o realizam, mas também por ser mais um reflexo de uma das crenças mais arraigadas em provavelmente todas as tribos, a de que a morte, não é necessariamente o fim da vida. Também é interessante notar, como diversas outras tribos da mesma região, se não participam, no mínimo, comungam da mesma compreensão em torno do ritual. 


 Fontes: Brasilescola.uol.com.br / http://www.universitario.com.br/  http://www.suapesquisa.com/    http://www.terrabrasileira.com.br/  pt.wikipedia.org  /  http://www.museudoindio.org.br/  pt.scribd.com /   pib.socioambiental.org/pt/c  -   http://www.sohistoria.com.br/

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger