INFORMATIVO

CONTATO COM A NATUREZA É ESSENCIAL PARA CRIANÇAS

O dano causado às crianças que não experimentam o mundo natural já tem nome: “Transtorno de Déficit de Natureza”. O termo foi escrito pelo americano Richard Louv. Em seu livro mais recente “Vitamin N: The Essential Guide to a Nature-Rich Life” (“Vitamina N: um guia essencial para uma vida mais rica em natureza”), o autor traz 500 estratégias simples e criativas para estar com as crianças ao ar livre, e assim criar uma ligação duradoura com o mundo natural.
Além de autor de best-sellers, Richard Louv é fundador da Children&Nature Network, organização que promove um movimento global para conectar crianças, famílias e comunidades à natureza, por meio de ideias inovadoras e colaboração.
Segundo destaca Louv: "lutar por um futuro sustentável para os nossos filhos não é mais suficiente, temos que criar um mundo cheio de natureza, em nossas famílias, bairros e comunidades".
Famílias com crianças devem levar o contato com a natureza para o seu dia a dia, mesmo morando em grandes cidades (Foto: Maycon Nunes)

A seguir, cinco dicas do autor para famílias com crianças levarem o contato com a natureza para o seu dia a dia, mesmo morando em grandes cidades:
1. Ensine esperança
Como as crianças vão acreditar que é possível construir um mundo melhor se não conseguimos imaginar isso, ou sequer falar e focar nossa atenção em iniciativas alinhadas a isso? Que tal engajar as crianças nesse tema, ensiná-las sobre a importância de cuidar da qualidade do ar e da água falando sobre iniciativas inovadoras e criativas?

Crianças precisam aprender a  respeitar e amar a natureza. (Foto: Quinta do Bosque Castanhal)
2. Curta e valorize a natureza, onde quer que você esteja
Você não tem que viver em áreas rurais com acesso a trilhas e montanhas para cultivar uma conexão ao longo da vida com o mundo natural. Abra na sua vida, e na das crianças, uma “janela de observação de mundo”.
Você pode ter plantas em casa, ter livros sobre o tema em casa, ou arrumar um binóculo para olhar as estrelas do céu. Também pode treinar o olhar para apreciar as árvores e outras plantas dos lugares por onde passa. Ensine isso às crianças.
3. Combata a preguiça de sair em dias de chuva e frio
Ensine às crianças sobre a beleza de cada estação do ano. Observar a chuva cair também pode ser uma atividade prazerosa. Em dias de sol, aproveite para fazer piqueniques em família no parque, em viagens, brinque de coletar sementes e folhas diferentes, por exemplo.
Crianças precisam brincar livremente e fora de espaços privados. (Foto: Quinta do Bosque Castanhal)

4. Estimule seu filho a expandir seus perímetros
As crianças crescem, os seus limites geográficos irão expandir naturalmente. Na visão do autor, é papel dos pais permitir que isso aconteça e incentivá-las a desenvolver a sua própria relação com a natureza, seja por meio de brincadeiras, passeios pelo bairro, viagens e outras experiências.
5. Fortaleça redes para ressignificar espaços 
Brincar livremente, e fora dos espaços privados, na rua, e em parques e praças, por exemplo, é muito importante para que as crianças construam essa relação com a natureza e ambientes ao ar livre.
Para isso, é importante garantir um ambiente seguro e acolhedor para as crianças. Uma boa dica é criar uma rede de segurança com os moradores de sua rua e bairros e amigos e estabelecer regras de convivência entre todos. 

Fonte: DOL

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger