INFORMATIVO

REGIÃO DO ARAGUAIA

A melhor época para visitar o onipresente Araguaia é entre julho e outubro uma vez que o leito do rio está mais baixo e água fica ainda mais cristalina em meio a uma riquíssima biodiversidade silvestre. As águas doces se misturam com o terreno areado, proporcionando ao visitante todo o ambiente quente e arenoso que é encontrado apenas no Araguaia. São mais de 20 praias com bastante água doce entre Pará e Tocantins.
A cidade de Conceição do Araguaia fica entre Pará e Tocantins, possui 40 mil habitantes onde a maioria é dependente ou da pesca ou do turismo. As praias com areia branca circulam o rio e os riachos, onde a combinação doce e salgada proporciona um delicioso sabor do que venha a ser o paraíso no céu.

g1.globo.com
 Cada uma possui características geográficas bastante interessantes e antagônicas, algumas possuem ampla presença verde, outras são altas e com diversos desníveis, enquanto que também existem solos mais nivelados. Tudo isso cercado pela magistral floresta tropical, e claro, o famoso e onipresente rio Araguaia. O sol também fica amplamente presente de julho a outubro, épocas mais indicada devido também ao nível baixo das águas do Araguaia. Esta movimentação natural, além de facilitar os banhos turísticos, fornece uma magnífica visão de cristalinidade em um choque de cores entre o sol e a água que faz brilhar todo o ambiente!
blog do alderi
Vale ainda dizer que é do rio que a maioria da população, inclusive todos os restaurantes locais, retira grande parte da alimentação. De fato a culinária local é saborosíssima, grandes receitas de peixes e frutos do mar sem dúvidas são as melhores escolhas. O tucunaré frito com azeite e rodeado com cebolas e generosas rodelas de tomate ao tempero local é inesquecível para o paladar.
A rede hoteleira disponibiliza 23 hotéis oficiais, barato se for comparado com os preços de diárias convencionais em praias famosas de São Paulo ou Rio de Janeiro. Quem gosta de acampar também pode alugar uma barraca de palha situada na praia. O passeio de lancha no rio Araguaia é bastante recomendado. Ele pode chegar a custar até R$ 50, mais negociando é possível abaixar o preço. São mais de 30 ilhas ao redor da região, todas com pouca exploração humana! Contudo, não é tão fácil chegar ao local, de certo requer mais tempo principalmente para quem parte de Belém, principal caminho dos turistas.  Todavia, mesmo distante a viagem vale muito a pena. Reserve uma temporada no paraíso do Araguaia. Um lugar onde quando não existem nuvens o céu fica de brigadeiro e a visão panorâmica acaba se perdendo no longínquo horizonte.
pesquisa da internet - papel baixaki
 “O paraíso fica aqui no Pará, mesmo”, garante João Rocha, morador do Araguaia. Nascido em Goiânia, o servidor público diz que adotou a cidade como morada e agora recebe, durante o mês de julho, amigos e familiares de diversos estados do país, encantados com as belezas naturais da cidade.
“É do rio que a maioria do povo retira grande parte da alimentação”, destaca Dizabet Gugliano, gerente de um tradicional hotel que dispõe de um dos restaurantes mais procurados da cidade. Saborosa e tradicional, a culinária local é marcada por receitas de peixes e frutos do mar.
turismo paraense
“Um dos mais pedem é o tucunaré grelhado. Mas sai muito o tucunaré frito com azeite e a caldeirada de tucunaré”, diz Dizabet, que garante que os turistas de fora do estado se surpreendem com o sabor do prato típico. “Todo mundo que prova o tucunaré acha uma delícia”.

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger