A melhor época para visitar o onipresente Araguaia é entre julho e outubro uma vez que o leito do rio está mais baixo e água fica ainda mais cristalina em meio a uma riquíssima biodiversidade silvestre. As águas doces se misturam com o terreno areado, proporcionando ao visitante todo o ambiente quente e arenoso que é encontrado apenas no Araguaia. São mais de 20 praias com bastante água doce entre Pará e Tocantins.
A cidade de Conceição do Araguaia fica entre Pará e Tocantins, possui 40 mil habitantes onde a maioria é dependente ou da pesca ou do turismo. As praias com areia branca circulam o rio e os riachos, onde a combinação doce e salgada proporciona um delicioso sabor do que venha a ser o paraíso no céu.
g1.globo.com |
blog do alderi |
Vale ainda dizer que é do rio que a maioria da população, inclusive todos os restaurantes locais, retira grande parte da alimentação. De fato a culinária local é saborosíssima, grandes receitas de peixes e frutos do mar sem dúvidas são as melhores escolhas. O tucunaré frito com azeite e rodeado com cebolas e generosas rodelas de tomate ao tempero local é inesquecível para o paladar.
A rede hoteleira disponibiliza 23 hotéis oficiais, barato se for comparado com os preços de diárias convencionais em praias famosas de São Paulo ou Rio de Janeiro. Quem gosta de acampar também pode alugar uma barraca de palha situada na praia. O passeio de lancha no rio Araguaia é bastante recomendado. Ele pode chegar a custar até R$ 50, mais negociando é possível abaixar o preço. São mais de 30 ilhas ao redor da região, todas com pouca exploração humana! Contudo, não é tão fácil chegar ao local, de certo requer mais tempo principalmente para quem parte de Belém, principal caminho dos turistas. Todavia, mesmo distante a viagem vale muito a pena. Reserve uma temporada no paraíso do Araguaia. Um lugar onde quando não existem nuvens o céu fica de brigadeiro e a visão panorâmica acaba se perdendo no longínquo horizonte.
pesquisa da internet - papel baixaki |
“É do rio que a maioria do povo retira grande parte da alimentação”, destaca Dizabet Gugliano, gerente de um tradicional hotel que dispõe de um dos restaurantes mais procurados da cidade. Saborosa e tradicional, a culinária local é marcada por receitas de peixes e frutos do mar.
turismo paraense |
Postar um comentário