INFORMATIVO

AÇAÍ - ALIMENTO COMPLETO

O Açaí é uma palmeira típica da Região Amazónica. Além de ter um sabor delicioso e refrescante, é rico em lipídios e vitamina E, que ajudam a combater os radicais livres. A alta concentração de fibras melhora a função intestinal, percebida em duas semanas de consumo. A presença de vitamina B1 e o teor elevado de pigmentos anticianianos que são antioxidantes, favorecem a circulação sanguínea.


O açaí é muito rico em antocianina, uma substância anti-oxidante, que ajuda no combate ao colesterol e aos radicais livres. Você já ouviu que um copo de vinho tinto por dia faz bem ao coração? É devido à antocianina da uva. Não é por acaso que a cor do açaí é semelhante à do vinho tinto, porém o açaí tem 33 vezes mais antocianina que a uva. As antocianinas também são potentes corantes naturais.

emagrecercomvigor.com
Por ser rico em ferro, fibras, fósforo, minerais, gordura vegetal, cálcio, potássio e vitaminas, a fruta parece ter saído do laboratório dos nutricionistas de encomenda para geração saúde.

O Botânico alemão Martius, quando batizou de 'Euterpe' o gênero que engloba todas as espécies de açaí, se inspirou na cultura Grega. Escolheu o nome de uma das nove musas de Apolo. "Euterpe", que pode ser traduzido como "eu dou prazer", é a musa da música e da poesia lírica, e também a musa do prazer e da felicidade. Com certeza, Martius teve a oportunidade e o prazer de provar o açaí quando passou por Belém, nos idos de 1820's.

No Pará encontra-se o açaí-de-touceira (Euterpe oleraceae) nativa e cultivada, que encontra-se também na Amazônia central e oriental.

No Acre ocorrem três espécies nativas e uma é cultivada, o açaí-de-touceira (Euterpe oleraceae). As espécies nativas são o açaí solteiro (Euterpe precatoria), o açaizinho da serra do divisor (Euterpe longivaginata), e o açaí das campinas da BR 307 (Euterpe catinga), nas cercanias de Cruzeiro do Sul. Os municípios do Pará que mais produzem açaí são: Ponta de Pedras, na ilha do Marajó, Cametá, Igarapé Miri, Mojú e Ilha do Cumbú, em Belém-PA. Em Belém - PA esta o maior consumo de açaí in-natura , com mais de 200 mil litros diários.


O poderoso açaí e seus benefícios à saúde! 

A frutinha roxa,  que nasce em um cacho na palmeira chamada de açaizeiro (Euterpe oleracea mart) é uma das frutas brasileiras que se tornaram mais conhecidas e consumida nos últimos anos. Especialmente para as pessoas que frequentam academias de ginástica, praticam esportes ou cuidam da saúde e do bem-estar, de modo geral. Isto porque, a fruta é um grande energético natural!
Nativa das várzeas da região amazônica, o fruto é consumido pela população local desde sempre e de diversas formas, em várias receitas, inclusive salgadas, como acompanhando peixes, garantindo, além de energia, muitos outros benefícios à saúde. Desde que seu consumo se popularizou e o açaí passou a ser consumido no resto do país, a curiosidade sobre as propriedades dessa pequena fruta aumentou, principalmente porque outros países também passaram a consumir esse poderoso suplemento nutricional.
imagens da internet - pesquisa google

Rico em vitaminas E, B1, B2, B3 e C, fibras, cálcio, fósforo, ferro,  minerais e potássio, além de ácidos graxos, o açaí possui pigmentos que dão à fruta aquela cor roxa intensa e estes, possuem ingredientes que são antioxidantes e, de tão nutritivos, fazem dele um dos alimentos mais saudáveis que existem!
Por conta disso, ele é um poderoso combatente dos radicais livres, causadores de inúmeras doenças e envelhecimento precoce de todas as células!

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger