INFORMATIVO

FLORADA DOS IPÊS COLORETRACUATEUA

Todo ano, entre os meses de setembro e outubro, Tracuateua fica colorida de amarelo. É a época da florada dos Ipês, árvore bastante utilizada na arborização da cidade. Os Ipês florescem na época mais seca e fazem contraste com o clima atual. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.
O Ipê é uma planta típica do Brasil e principalmente da região do Sul de Minas, onde ela é abundante. O plantio da árvore em calçadas não é aconselhável porque é uma árvore de grande porte, porém, nas praças e parques o ipê pode ser uma excelente árvore de ornamentação.

O Ipê está espalhado por quase todo o país. São várias espécies com flores nas cores amarela, roxa, rosa e branco. Cada cor floresce em um breve período no final do inverno, porém, a flor do Ipê amarelo é considerada símbolo do Brasil.
Em Tracuateua, as flores dos Ipês são tão simbólicas e apreciadas, pois existe até um projeto de lei que deu à cidade o codinome de “Cidade dos Ipês”. Além disso, o povo Tracuateuense elegeu a florada dos Ipês um referencial Turístico da cidade.
No Brasil, existe legislação estabelecendo o Ipê amarelo como imune de corte, ou seja, é proibido cortar qualquer espécie da planta, a não ser que ela ofereça risco a população, mas ainda sim só pode ser feito mediante autorização do órgão ambiental.
Os Ipês amarelos chamam a atenção por toda parte onde estão. O olhar de quem passa se rende a beleza das árvores carregadas de flores. É o caso do morador Elias Souza, que na época da florada dos Ipês faz visita todos os dias a Av. Mario Nogueira em Tracuateua, para apreciar as árvores. “Esta florada é um espetáculo que não pode acabar nunca. Tem que parar para ver. Quem não para é porque não dá valor à natureza”, completa.
Na época da florada, os ipês perdem todas as folhas e ficam cobertos pelas flores, em cachos, em um amarelo vivo que se destaca na paisagem mesmo à distância.
A florada do ipê é breve, dura em média de 5 a 10 dias. Depois disso, as flores caem, forrando o chão da Avenida Mario Nogueira de amarelo e atrai muitos moradores e turistas, que registram o momento como forma de recordação desse momento proporcionado pela natureza.

Portal Traquateua

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger