INFORMATIVO

CONHEÇA ICOARACI, A ANTIGA VILA SORRISO QUE ENCANTOU OS BRASILEIROS.

Ela já foi chamada de "Vila Sorriso", depois, batizada de Icoaraci que, na língua Tupi-Guarani significa "Mãe de todas as águas".Icoaraci, faz parte dos oito distritos da capital paraense e é um dos mais próximos à ilha do Marajó.
Para chegar até Icoaraci, existem dois caminhos, um fluvial e outro terrestre. Com aproximadamente 20 quilômetros de distância do centro de Belém, o distrito que possui cerca de 300 mil habitantes é também um dos pontos turísticos mais visitados da capital.
O local, transpira a história da cidade de Belém e até hoje é ponto certo de encontro entre turistas oriundos de outros municípios paraenses e de outros estados brasileiros e dos próprios belenenses que procuram um lugar agradável para relaxar e garantir o contato com a natureza.
O bom do passeio por Icoaraci é caminhar na orla, um lugar bem ventilado com bons restaurantes e uma excelente água de coco. Além disso, se você quiser tomar um bom banho de rio, temos a praia do Cruzeiro, bastante procurada em qualquer época do ano.
Em Icoaraci podemos desfrutar de lugares como: a Feira de Artesanato do Paracuri, localizada na Travessa Soledade, onde está concentrada a casa de produção de cerâmicas que mantém viva as confecções de peças do artesanato marajoara da era pré-colombiana.
É comum a confecção de tigelas e pratos para brindes, feijoada ou festas do açaí. O material arde num calor de 800º e a operação chega a durar 36 horas e os desenhos são feitos antes que o barro endureça. Estima-se que cerca de 600 pessoas, realizam trabalhos de produção do artesanato no Paracuri.

Ainda sobre a prática de artesanato local, o distrito de Icoaraci ganhou notoriedade em outros estados brasileiros através da COARTI (Cooperativa dos Artesãos de Icoaraci), pois é deste local que saem os mais belos vasos, cestas, bijuterias e diversos artigos de decoração de origem marajoara do Pará.
Os produtos são comercializados no Pará e no Brasil como um todo. Objetos feitos à mão e cuidadosamente talhados e trabalhados pelos artesãos que vivem em Icoaraci e esta é uma das práticas que garantem a economia local.
Além disso, é por Icoaraci que podemos chegar mais rápidos as Ilha do Outeiro e a Ilha do Cotijuba (antigo presídio).
Como vocês puderam observar, em Icoaraci encontramos de tudo um pouco, mas ninguém sai de lá sem levar um pedacinho da nossa história e da nossa cultura e querendo voltar outra vez. Não é à toa que a antiga "Vila Sorriso" está nos roteiros turísticos mais procurados de Belém do Pará.
Por Kátia Katia Cabral Vieira

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger