INFORMATIVO

RECURSOS HÍDRICOS – SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É fato hoje que muito em breve os recursos hídricos mundiais entrarão em colapso. A população mundial cresce em níveis elevados e as fontes de água potável do planeta vêm diminuindo ano após ano. Não porque a natureza não consiga prover água suficiente para todos nós; mas porque a humanidade tem o péssimo hábito de poluir e destruir sistematicamente as nascentes e as reservas de água, nossa maior riqueza. Um relatório da O.N.U. revelou que a possibilidade de haver uma guerra, num futuro bem próximo, para disputar a posse das reservas de água doce existentes deve acontecer.

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Educação Ambiental
Por essas e outras razões, a necessidade de iniciarmos um processo de educação ambiental voltado para o uso responsável e para a sustentabilidade no trato com nossos recursos hídricos é imediata e deve ser implementada o quanto antes. Além da tradicional educação de nossas crianças e de aproveitar a incrível capacidade multiplicadora delas; devemos também promover a educação ambiental focada na sustentabilidade para agricultores, empresários de todos os ramos e habitantes das grandes cidades. Como recurso ameaçado e finito, a água potável deve ser tratada como riqueza e deve-se elevar a consciência da população em geral e dos empresários para a importância de conservá-la.
Também se deve fomentar a mobilização social e consolidar a idéia da cidadania participativa ou da cidadania ecológica. Esse fomento só será possível se as escolas, o Estado e toda a sociedade civil participarem com empenho dos programas de educação ambiental e de sustentabilidade. Divulgando, patrocinando e incentivando a criação dessa cultura e dos projetos educacionais.

Educação Ambiental e Recursos Hídricos

Fazer com que os agricultores entendam que atirar resíduos de agrotóxicos em rios, lagos ou mesmo no solo pode, em curto prazo, provocar a inviabilização de sua atividade. Assim como a pratica de devastação das matas ciliares representará um altíssimo risco de erosão e de enchentes das áreas agricultáveis o que provocará grandes prejuízos e a contaminação de seus recursos hídricos por sedimentos ou animais mortos trazidos pelos rios. Além, é claro, de provocar o assoreamento dos rios que impedirá um bom escoamento da produção pelas hidrovias que é feito de forma muito mais econômica do que por caminhões.

Educação Ambiental e Sustentabilidade

Também levar a educação ambiental com ênfase na sustentabilidade para as indústrias altamente poluentes como a de curtimento de couro e fabricação de papel e tecidos em geral. Deve-se criar nesses empresários, a mentalidade que destruir os recursos hídricos com o despejo “in natura” ou sub tratado em rios; pode representar uma perda irreparável para suas próprias atividades econômicas, já que toda a cadeia produtiva seria afetada por essa poluição.
A educação ambiental e a sustentabilidade devem andar juntas e ser aplicadas ativamente tanto nas mais longínquas regiões agrícolas de nossa nação; quanto nos grandes e populosos centros urbanos. Apenas através de práticas eficientes e sérias e de uma política educacional voltada para capacitar o cidadão a entender que, se não dispor dos recursos hídricos que temos com responsabilidade agora, certamente viveremos um futuro difícil e muito mais seco.


Fonte: www.atitudessustentaveis.com.br

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