INFORMATIVO

"FEITIÇO DO NORTE" BEBIDA PARAENSE FAZ TURISTAS ESQUECEREM CAIPIRINHA


É bastante comum se refrescar com uma saborosa água de coco em Belém, ainda mais admirando o pôr-do-sol de frente para o rio. Porém, numa cidade que possui uma incrível riqueza gastronômica e diversos frutos, o que não poderíamos deixar de encontrar é a variedade de suas bebidas. Nesse quesito, cada sabor adquiri o contraste da região amazônica.

Os sucos de frutas típicas que encantam os turistas, é um verdadeiro paraíso para quem não conhece. Para o paraense que já está acostumado com o cupuaçu, bacuri e o tapereba, isso é mais que normal. Mas não é que acaba de surgir uma nova bebida! Agora além das tradicionais bebidas alcoólicas, as famosas batidas de frutas regionais, foi criada a cachaça de jambu, novidade que já está hipnotizando os turistas em Belém.

Para quem já provou a cachaça de jambu, percebeu que o seu diferencial fica evidente, logo uma fumigação toma conta dos lábios, deixando eles dormentes. Essa característica garantiu o sucesso da bebida, criada em 2011, pelo empresário Leodoro Porto, que durante 19 anos se especializou em cachaças. Com a mistura de cachaça de alambique e do jambu, erva da Amazônia, o nordestino, de 44 anos, conseguiu juntar os ingredientes perfeitos para lançar em seu boteco "Meu Garoto", em Belém, a bebida que caiu no gosto de muitos turistas.



O sucesso da nova bebida já ultrapassou as fronteiras do Pará. Em São Paulo, a cachaça de jambu já está sendo comercializada em pequenos mercados. "A cachaça potencializa o efeito do jambu", diz Porto. Ele já havia feito cachaças de açai e de bacuri, frutas típicas da região. Mas nenhuma do boteco fez tanto sucesso como a de jambu, que ele estima ter duplicado seus lucros.

A produção da cachaça é artesanal, atualmente Porto produz cerca de cem litros por semana. Entretanto, seu objetivo é ampliar rapidamente seu negócio, que recebe cada vez mais consumidores em seu boteco. O empresário já registrou a patente da cachaça, e ao longo da produção pretende mecanizar parte de processo, como o engarrafamento das bebidas, sem alterar a produção original.

Mesmo que a bebida inovadora possa causar estranheza em seu primeiro gole, a atração é de se encher os olhos, ou melhor, de se encher o copo. De acordo com o chef do restaurante Remanso do Peixe, Thiago Castanho, é recomendado apreciar a cachaça com alguns petiscos quentes, crocantes e apimentados, isso devido a cachaça de jambu provocar dormência na boca. 


Fonte: folhaeditada.blogspot.com.br

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger