INFORMATIVO

10 INSETOS ESTRANHOS DA AMAZÔNIA

Seja por ser amante da natureza ou apenas por curiosidade, o Amazonas é um universo de grande diversidade, onde convivem as mais estranhas criaturas. Conheça alguns dos insetos que essa selva abriga:
1. Saturniidae

Este inseto pertence a uma família de cerca de 1.500 mariposas que se encontram na região amazônica e em outras grandes selvas do mundo. Quando lagartas, seus corpos estão cobertos por espinhos venenosos – como indicam suas cores brilhantes que parecem gritar “Cuidado!” a um possível predador. Outro detalhe que faz dessas lagartas (e depois mariposas) um dos insetos mais estranhos, é que ao passar pela fase de transformação, elas perdem suas bocas e passam o resto da (curta) vida sem alimentar-se.

2. Bicho do Pau (phasmodea)

Alguns insetos usam a camuflagem para passar despercebidos e evitar ser detectado por sua presa ou predador. O Bicho de Pau aplica bem essa estratégia. Como o nome indica, ele parece um pedaço de madeira e com esse disfarce consegue “desaparecer” entre ramos e troncos.

3. Choeradodis rhomboidea

Esse inseto usa a camuflagem para confundir-se com o alimento de sua presa. É tido como um dos predadores mais terríveis do mundo!

4. Typophyllum laciniosum

São tidos como os melhores imitadores do reino animal e são especialistas em se confundir com folhas secas e mortas. Afinal, que bichinho se interessaria por comer uma folha seca? Como vivem no chão, em caso de algum possível acidente (pisadas ou algo do tipo), suas patas os impulsionam para bem longe.

5. Paraponera clavata

Pode até parecer uma formiga comum, mas não se deixe enganar. Sua picada é uma das mais dolorosas do mundo – 30 vezes mais poderosa que a de uma abelha. Seu nome popular, formiga bala, faz comparação à dor causada por uma ferida de bala. Algumas tribos do Amazonas usam essa formiga em rituais onde a pessoa deve sofrer, ainda que vários não suportem a dor e cheguem a perder a consciência.

6. Thysania agrippina

Essa é uma das maiores mariposas do mundo, e conta com uma envergadura de asas que chega aos 35 centímetros de largura. É tão grande que muitas vezes pode ser confundida com um morcego ou um pássaro durante o voo. Por isso, é conhecida como a mariposa pássaro.

7. Inseto Bocydium

Em geral, os insetos da família Membracidae são muito peculiares, com extravagantes estruturas de distintas formas que surgem de suas cabeças. Os mais estranhos têm vários chifres e parecem mais extraterrestres que um animal do nosso mundo.

8. Lagarta de pelúcia (Megalopyge opercularis)

Podem parecer pelúcias vivas que temos vontade de acariciar, mas essas lagartas são muito venenosas. Abaixo dessa suave capa de pelos, encontram-se espinhos venenosos capazes de provocar terríveis dores quando em contato com a pele. Ultimamente, essa espécie tem se expandido, ocupando territórios do Amazonas e do sul dos Estados Unidos.

9. Mariposa de cristal (Greta oto)

Diferente dos seus familiares que chamam atenção pelas cores vivas, esse inseto ganha destaque pelas suas asas transparentes, que além de brancas, podem ser alaranjadas ou pretas. O seu aspecto lembra um vitral.

10. Scolopendra gigantea

Ainda que tecnicamente não seja um inseto, esse bichinho não poderia ficar de fora de lista. É a maior centopeia do mundo e um terrível predador que se alimenta de rãs, lagartos, ratos, morcegos, pássaros e até cobras. Esse pequeno monstro pode chegar aos 34cm de comprimento.

Foto / Fonte: http://www.decolar.com/blog/curiosidades/os-10-insetos-mais-estranhos-do-amazonas

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger