INFORMATIVO

OURÈM

Conhecida como “A Pérola do Guamá”, o município de Ourém, localizado no nordeste do Estado, seguindo a BR 316 próximo a Capanema, encanta não somente por suas belezas naturais - matas virgens e igarapés de água cristalina, como também pela simplicidade e acolhimento dos ouremenses. O pequeno povoado, fundado por famílias açorianas no século XVIII, é hoje um município com grande potencial turístico, mas ainda inexplorado.
Logo na chegada, o visitante tem uma prévia do que encontrará: a divisa com Bonito - a ponte sobre o rio Caeté - é o marco inicial da cidade e também parada obrigatória para que o visitante se delicie com um bom banho de rio. Aliás, o que não faltam são opções para banhos, já que a cidade também possui o título de “paraíso dos igarapés”. Além do rio Guamá, que fica na parte central, existem mais de 12 igarapés, todos com água cristalina filtrada pela jazida de seixo existente em Ourém, a maior do Pará.
 No balneário das Pedrinhas está o igarapé Cafiteua, onde é possível fazer trilhas, andar a cavalo e passear de charrete. Outros balneários, como o da Tia Loura e do Carié, são também boas opções de divertimento.

Com pouco mais de 15 mil habitantes, Ourém tem o ar calmo das cidades do interior: casas simples, ruas estreitas, clima tranquilo e convidativo para um passeio pela praça Magalhães Barata. Construída há seis anos, a orla da cidade, à margem do rio Guamá, é um dos cartões-postais de Ourém.
Festival de música - A grande atração da cidade é o Festival da Canção Ouremense, que acontece no penúltimo final de semana do mês de julho, na concha acústica do Complexo Cultural e Turístico de Ourém, às margens do rio Guamá, construída especificamente para esse fim. O festival acontece desde 1983, e reúne os maiores compositores, músicos e intérpretes da música paraenses. Começou com a iniciativa de um grupo de jovens do município, e atrai artistas de todo país. Durante os três dias de competição, realizada na concha acústica, a cidade recebe cerca de 10 mil visitantes.


Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger