INFORMATIVO

MOQUECA PARAENSE

pesquisa google
moqueca como é conhecida a iguaria que tem como principais ingredientes peixecoentro,tomate e cebola, rivaliza com a também deliciosa moqueca baiana, mas é considerada mais leve por não levar leite de coco nem azeite de dendê, itens básicos da vizinha “arretada”.

INGREDIENTES:

Saiba como fazer a receita que serve duas pessoas. Tome nota:
500g de peixe filhote
60ml de azeite
20g de alho
½ limão
30ml de vinho branco
Pimenta-do-reino (a gosto)
Sal (a gosto)
70g de cebola
50g de tomate
50g de pimentão verde
50g de pimentão vermelho
15g de cheiro verde picado (coentro, cebolinha, salsa, chicória e alfavaca)
10g de pimentinha verde
400ml de tucupi
10g de ervas aromáticas
Goma de tapioca (a gosto)
50g de camarão rosa pequeno
50g de pata de caranguejo
1 ovo cozido
80g de batata cortada em cubos
Ramos de jambu


MODO DE PREPARO:
Lave o peixe em limão, água e sal por 10 minutos. Passe por água corrente. Corte o peixe em postas e deixe marinar em metade do azeite acrescido de alho, pimenta-do-reino, vinho branco e sal. Reserve na geladeira. Refogue a cebola, o tomate, os pimentões e a pimentinha com azeite e açafrão. Reserve. Numa panela a parte, escalde o jambu com alho, cebola, alfavaca e chicória do Pará. Em outro recipiente, espesse a goma de tapioca despejando-a em água quente e mexendo bem para não empolar. Reserve.


FINALIZAÇÃO DO PRATO:
Para finalizar o cozimento, junte todos os ingredientes da seguinte forma: numa panela de barro, coloque um pouco de azeite e, em seguida, tomate, pimentão, cebola e pimenta de cheiro bem picadinhos. Salpique esturaque e tempero de camarão aviú a gosto. Para fazer o tempero de aviú, processe os camarões secos com sal a gosto até que vire um pó bem fino. Guarde em recipiente fechado.

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger