INFORMATIVO

IGARAPÉS DA AMAZÔNIA

Os igarapés são fundamentais para a maioria da população nativa da Amazônia. Sabemos que o termo vem da linguagem indígena que significa embarcação escavada num único tronco de árvore (igara) e caminho (pé); portanto, caminho das canoas, espécie de embarcações muito utilizadas pelas populações ribeirinhas. Na Amazônia, notamos a abundância de igarapés, que são também utilizados como pontos turísticos, fazendo com que famílias que estão ao redor dos mesmos completem sua renda, principalmente no período do verão amazônico.

Os igarapés, conforme o terreno pode ter águas escuras; assim como águas claras ou cristalinas que faz uma das mais bonitas belezas produzidas pela natureza. Muitos são navegáveis por pequenas embarcações, cascos ou canoas e desempenham um importante papel como vias de transporte e comunicação da floresta amazônica.

Portanto, se o homem deixar acontecer alterações ambientais como as produzidas pelo desmatamento e poluição podem condenar os pequenos igarapés ao desaparecimento. Isso já acontece na Amazônia, onde se percebe os tipos de terrenos que temos hoje, em virtude da chegada de grandes empreendimentos que estão investindo por aqui.
pesquisa google

pesquisa google
pesquisa google
pesquisa google

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger