INFORMATIVO

g1.globo.com

Estivemos no Mercado Ver-o-Peso, ponto turístico inevitável para quem passa por Belém. Lá, é possível encontrar de tudo. Há frutas, legumes, peixes, carnes, farinhas, artesanato, pratos prontos e muita conversa, é claro.
Mapa Bye Bye Belém (PA)E foi num desses papos, já me preparando para sair do mercado, que me deparei com um isopor e uma pequena placa com a seguinte inscrição: "Vende-se chopp de frutas".
Fiquei curioso em saber como seria essa bebida, mas o dono da barraca não estava lá. Esperei alguns minutos, até que apareceu Raimundo Neves, um sujeito simpático, boa-praça e atencioso.
g1.globo.com
Perguntei o que era esse "chopp de frutas", e ele respondeu que era um produto congelado. Foi aí que pedi para Raimundo abrir logo o isopor e me mostrar o que havia dentro.
Em instantes, veio a descoberta: tratava-se de um geladinho (para os paulistas), sacolé (para os cariocas) ou dindin (para os nordestinos) – conhecido, ainda, como gelinho ou chup-chup pelo país afora. Ao todo, existem inúmeros nomes regionais para esse suco de frutas congelado em saquinhos.
Aqui no Pará, a vantagem está na diversidade de sabores. Os mais vendidos são os de muruci (fruta nativa do Norte e Nordeste), cajá (lá chamada de taperebá), cupuaçu e açaí.
pesquisa google

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger