INFORMATIVO

Belém guarda um Carnaval de memória

Belém guarda um Carnaval de respeito na memória. A folia de Carnaval consegue conquistar gerações ao longo do tempo e na capital paraense não é diferente. Aos 400 anos, a cidade de Belém ainda guarda um pouco na sua memória, os tradicionais bailes de máscaras, um costume muito tradicional no meio do século passado.
Segundo os historiadores, o Carnaval começou em Belém por introdução dos portugueses. Na festa conhecida como “Intrudo”, os foliões atiravam um líquido inofensivo uns nos outros sem qualquer tipo de acompanhamento musical.
Em 1848, o Carnaval de Belém começa a ganhar novas formas de divertimento. Bailes de carnaval com guerra de confetes e as tradicionais marchinhas ganhavam força no centro da cidade, onde era o ponto da folia em Belém. Até hoje, alguns clubes sociais realizam os bailes de Carnaval. A imprensa da época acompanhava de perto a folia.
Aos 60 anos, Carmen Gonçalves diz que sempre morou no bairro da Cidade Velha e presenciou o período da grande concentração do Carnaval paraense. “Vários grupos de Carnaval se encontravam na Praça da República e o objetivo era colocar o bloco na rua. Algumas pessoas faziam a sua fantasia e do companheiro, sem fins lucrativos e cada um saia de um ponto em direção ao local”.
(Jornais da época falam sobre a folia de Belém. Foto: Divulgação) 
(Fernando Gogó de Ouro é considerado um dos grandes nomes do carnaval de Belém. Foto: Acervo Pessoal) 
“Foram grandes momentos, como em 77 que falava do Largo de Nazaré, em 96 no jubileu de ouro do Quem São Eles conquistamos o título e ser denominado o sambista nota 10, recebendo a premiação por meio de uma placa de intérprete”. 
(Sambista marcou nome na história do carnaval de Belém. Foto: Acervo Pessoal) 
Nome consagrado no Carnaval do Pará, Fernando Gogó de Ouro acredita que o carnaval de Belém voltará aos dias de glória. “Voltaremos a ser o terceiro maior carnaval do país, pois temos artistas com grande talento e a cada ano, fazem o espetáculo ficar mais bonito com sua criatividade. Hoje vejo com muita alegria ter deixado um legado importante para a história do Carnaval de Belém”.
Por alguns anos, o carnaval paraense teve fatos que ficaram na história da cidade de Belém.
(Diego Beckman/DOL)

CURIOSIDADES SOBRE O CARNAVAL DE BELÉM
Na década de 50, a Rádio Clube do Pará e outras emissoras realizavam a tradicional batalha de confetes em frente a sua sede, no edifício Palácio do Rádio, em plena avenida Presidente Vargas.
Em outros estados, o Pará já foi cantado e festejado por diversas vezes no Carnaval.
Em 1975, pela Unidos de São Carlos. Já a Beija Flor de Nilópolis conquistou um título com o samba enredo “Pará – O Mundo místico dos Caruanas nas Águas do Patu Anu” em 1997.
Em 2003, a Viradouro "apresentou" o Círio de Nazaré na Sapucaí.
Em 2013, a Imperatriz Leopoldinense apresentou o samba enredo “Pará o muiraquitã do Brasil”.
2016 será o ano em que o mais popular fruto amazônico estará no Anhembi. O açaí será o tema da escola X-9 Paulistana, que vai apresentar também alguns detalhes da capital paraense.
(Diego Beckman/DOL)

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger