INFORMATIVO

Argilas

O barro toma a forma que você quiser você nem sabe que estar fazendo apenas o que o barro quer (Paulo Leminski)
Segundo Bernard Leach, em seu Manual do Ceramista: “Determinadas terras e rochas pulverizadas formam, quando combinadas com água uma massa suficientemente homogênea com a qual poderemos modelar formas chamadas de “biscoitos” ou “peças verdes”, que endurecerão pela ação do fogo, se transformando no produto chamado cerâmica”.
E ele diz em seguida: “A argila é o resultado da decomposição dos feldspatos” o que concorda com outras definições, o que acontece é a decomposição de rochas graníticas em combinação com outras impurezas, e cujas partículas deverão ser muito finas, o que lhe conferirá a característica de plasticidade necessária para a modelagem de formas quando se junta a água necessária. A fórmula química da argila pura é Al2O3 -2SiO2 -2H2O.
Existem muitas formas de classificar a argila: segundo sua origem: primárias ou secundárias; segundo sua plasticidade, em gordas ou magras; podemos também falar em argilas refratárias, argilas de cerâmica compacta, argilas de bola, e outras.
Em particular usamos esse termo como sinônimo de barro ou massa cerâmica.
Obtemos Argilas Coloridas pela adição de óxidos ou corantes, ou ainda de engobes de cores fortes (preferencialmente utilizados em consistência bem grossa e feitos da mesma argila que se deseja colorir). As duas primeiras maneiras são as adotadas com mais freqϋência, por implicar em menor adição de água.
pesquisa google

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger