INFORMATIVO

PERSONALIDADES DAS RUAS DE BELÉM

Diversas vezes ao dia, passamos por tantas ruas, praças e avenidas que nem percebemos o peso histórico que cada uma carrega, começando pelos seus nomes. A seguir, veremos a origem das denominações de algumas ruas importantes da cidade. Ficou curioso? Venha conferir!
portalmatsunaga.xpg.com.br
Boaventura da Silva: Boaventura Ferreira da Silva foi capitão do Segundo Regimento de Infantaria. No estado do Pará, ganhou destaque entre os bravos e grandiosos defensores da independência da pátria. Foi uma das principais figuras na revolta de 14 de abril, que tinha como objetivo a adesão do Pará à independência do Brasil.

Antônia Baena: Antônio Nicolau Monteiro Baena, realizou a posição de presidente do senado durante a República Velha (ou Primeira República), além de ter sido Comandante do Corpo de Polícia do Pará em 1876. Nasceu em 16 de março de 1833 e faleceu em 18 de julho de 1898. Era filho do importante geógrafo e historiador Antônio Ladislau Monteiro Baena, autor do ensaio chorográfico sobre a Província do Pará, Compêndio das Eras e outras grandes obras.

Jerônimo Pimentel: Cônego Jerônimo Roberto da Costa Pimentel envolveu-se profundamente vinculado à vitória da Cabanagem, devido a proteção que deu às famílias procuradas e perseguidas pelos cabanos. Foi deputado à primeira Assembléia Legislativa Provincial do Pará, onde a primeira sessão ocorreu no dia 28 de fevereiro de 1838.
Carlos Gomes: Antônio Carlos Gomes, foi o mais importante maestro brasileiro, que ganhou uma visibilidade tão grande pelo seu estilo romântico, a ponto de alcançar uma carreira de importante destaque na Europa. Foi chamado no governo do Dr. Lauro Sodré, a convite do mesmo, para administrar o Conservatório de Música, que foi chamado posteriormente pelo seu nome. Braz de Aguiar: Braz Dias de Aguiar foi chefe da comissão Brasileira Demarcadora de Limites do setor norte. Foi reformado no posto de capitão-de-mar-e-guerra. Apresentou ao IX Congresso Brasileiro de Geografia um deslumbrante memorial abrangendo pesquisas sob o título de Nas Fronteiras da Venezuela e Guiana Britânica e Neerlandesa. Também foi o autor de muitas outras obras importantes.

Serzedelo Corrêa: General Inocêncio Serzedelo Corrêa ocupa um lugar de destaque na galeria dos paraenses ilustres. Foi Ministro de Estado, general do Exército, engenheiro militar e político. Paraense, nasceu em 16 de junho de 1858 e faleceu em 5 de junho de 1932. Antigamente, a atual Serzedelo Corrêa era chamada de Rua do Cemitério, depois seu nome mudou para São Vicente de Fora e posteriormente para Serzedelo Corrêa, que foi substituída para João Pessoa. Seu nome atual voltou em uma homenagem da cidade ao prestigiado paraense.

Fontes Bibliográficas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Nicolau_Monteiro_Baena http://museudigitaldapmpa.blogspot.com.br/2015/11/antonio-nicolau-monteiro-baena.html https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Gomes

Livro: Ruas de Belém de Ernesto Cruz

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger