1/2 kg de goma peneirada
pitada de sal
leite de coco para molhar a tapioca com uma pitada de sal (de preferência feito em casa com coco fresco ralado passado no liquidificador com 1 copo de água quente e coado em peneira, depois coloca-se o sal)
Em uma frigideira quente, colocar 3 colheres de sopa de goma, espalhar com a colher, sem apertar a goma, deixar em fogo baixo. Com a colher verificar se a tapioca está solta do fundo da panela, então é hora de virar com cuidado ou salteando-a (jogando a tapioca para o alto para que vire ao contrário e recebendo-a de volta na frigideira). verificar novamente se está solta do fundo da frigideira e colocar em um prato ou em cima de folha de bananeira dobrando a tapioca em forma de meia lua. Repita o processo até terminar toda a goma. Reserve até esfriar.
Já com a tapioca e o leite de coco frios, iniciar o processo de molhar a tapioca, imergindo-a no leite com cuidado e rapidamente, depois levando-a ao prato ou a palha de bananeira. Se necessário, colocar mais leite de coco nas tapiocas. depois é só se servir.
Dica:
Caso prefira, troca-se o leite de coco por manteiga passada uma a uma pelo lado de dentro da tapioca, ou ainda colocar fatias de queijo e/ou presunto, leite condensado, doce de leite, geleia, enrolá-la ou deixá-la em forma de meia lua. Mas a tradicional é com leite de coco, manteiga ou com ginga.
Postado por Isabelle Marques Madruga.
Postar um comentário