Resumo Histórico:
O distrito de Beja é o berço da colonização do município de Abaetetuba, que foi povoado quase um século depois a partir de 1724. A freguesia de São Miguel de Beja surgiu de atividades religiosas desenvolvidas pelos frades capuchos de Santo Antônio que após fundarem o convento do uma em 1617 em Belém, passaram a percorrer as terras onde habitavam os índios remanescentes da tribo Motiguar e nesse território construíram uma aldeia, posteriormente denominada Samaúma. A partir dessa época a até os dias de hoje é impossível falar de Abaetetuba sem falar de Beja ou vice-versa.
blog.euvoupassar.com.br |
O primeiro nome do atual município de Abaetetuba foi Povoado de Nossa Senhora da Conceição do Abaeté, nome dado pelo português Francisco de Azevedo Monteiro, homem que lançou as bases de povoado do lugar. Azevedo Monteiro era dono de uma sesmaria nas imediações do rio Jarumã desde o ano de 1712. A historia regional aponta que Azevedo Monteiro, em 8 de dezembro de 1724, fazendo viagem fluvial de reconhecimento foi surpreendido por violenta tempestade, sendo obrigado a desviar sua rota, indo parar as margens do rio Maratauira. Nesta região Azevedo Monteiro cumpriu uma promessa feita a Nossa Senhora da Conceição, durantes as agruras da tempestade enfrentada: Ergueu uma capela em homenagem a virgem, tomou posse da área e em seguida comunicou o fato ao governo sediado em Belém.
Abaetetuba prospera município do estado do Pará, localizado a margem direita da foz do rio Tocantins, em frente à baia de Marapatá. Seu nome é uma palavra indígena (nheengatu) que pode ser traduzida por “terra de homens fortes e valentes” (ou ilustres), em Tupi “aba” é homem, “ete” significa verdadeiro, “tuba” quer dizer lugar de abundância, a tradução ao pé da letra seria “lugar abundante de homens verdadeiros”.
A padroeira do município é Nossa Senhora da Conceição, cuja festa, o povo participa ativamente no período de 28 de novembro a 8 de dezembro.
Hoje o município de Abaetetuba é reconhecido em todo estado por seu aspecto cultural e artístico, que abrange a musica, literatura, teatro, danças folclóricas, artesanato destacando-se dentro deste o brinquedo de Miriti, tradicional em todas as comemorações do Círio de Nazaré em Belém e reconhecido internacionalmente como uma das mais expressivas manifestações do artesanato brasileiro.
Fonte: abaetetuba.pa.gov.br
Postar um comentário