INFORMATIVO

PERNIL GANHA SABOR ESPECIAL


PERNIL GANHA SABOR ESPECIAL COM MOLHO PARAENSE DE JAMBU E TUCUPI
Em Belém, ingredientes como o jambu e o tucupi podem ser facilmente encontrados na maioria das feiras livres e supermercados, mas foi a dificuldade em ter acesso aos produtos em outras capitais que moveu a criatividade da bar girl Dulce Souza, que conseguiu dar um sabor especial ao pernil de porco, com o molho de jambu e tucupi, acompanhado de farofa de castanha.
Dulce conta que junto com a família morou em Goiânia há 7 anos, e nesse tempo a saudade da culinária paraense só aumentou. Foi distante de terras paraenses que ela passou a gostar de carne, principalmente a suína, mas para ela, ainda faltava alguma coisa.
"Sempre a gente estava provando porco, só que era muito seco, né? Então eu senti saudade da nossa comida, vim pra cá e resolvi incrementar mais um pouco, que foi o tucupi, o jambu, a goma, a pimenta de cheiro, e dei para a família provar", relembra.
Já de volta a Belém, a bar girl não perdeu tempo e reuniu os ingredientes em uma receita que rende seis porções e que conquistou a família. Veja como preparar!
INGREDIENTES:

Para o pernil

- 1 quilo de pernil de porco

- meio litro de tucupi
- 2 maços de jambu
- 200 gramas de goma de tapioca
- duas colheres (sopa) de azeite
- 3 pimentas de cheiro (opcionais)
- 1 xícara (chá) pequena de vinagre
- 2 xícara (chá) de alho picado
- suco de dois limões
- um litro d´água
- sal e cominho a gosto

Para a farofa de castanhas
- 1 xícara (chá) de castanha do Pará triturada
- meio quilo de farinha de mandioca branca
- duas colheres (sopa) de manteiga
- duas xícaras (chá) de batata palha
- azeite
- alho e sal a gosto.


MODO DE PREPARO:
A receita começa com uma marinada preparada com parte do alho, suco de limão, sal, vinagre e cominho, onde o pernil de porco irá descansar por cerca de 40 minutos.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue mais um pouco do alho, até dourar. Retire a carne da marinada, ponha no refogado e doure, de 5 a 10 minutos.


Ferva a água e acrescente no pernil, deixando cozinhar em fogo alto de 40 minutos até uma hora. Com o cozimento, a carne irá ganhar uma cor escura e o caldo também. Já cozido, retire o pernil e ponha em um prato. Reserve
“Eu vou aproveitar esse molho do porco e colocar o tucupi que ja está fervido e temperado com alho”, ensina.

Para preparar o molho, dissolva a goma de tapioca em um pouco de água e misture na panela onde está o caldo de porco e tucupi. Mexa até ficar consistente e acrescente o jambu.

”O nosso jambu já está cozido e é colocado no molho. Mexa por um minuto e já está pronto”, complementa.
Disponha o molho por cima do pernil.
FINALIZAÇÃO DO PRATO:
Para fazer a farofa, refogue em uma panela o alho, a manteiga e o azeite. Acrescente a farinha e misture por cinco minutos. Tempere com sal e junte a castanha do Pará triturada e a batata palha. Se quiser, é possível colocar ainda as pimentinhas picadas.
Fonte: É do Pará

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger