Tradição que se mantém há mais de quatro décadas na família do cozinheiro paraense Manoel Domingos Júnior, o pastel de doce de cupuaçu conquistou apreciadores pelo preparo simples e pelo recheio que valoriza o sabor regional.
“A receita está com a minha família há muito tempo, desde a época da minha mãe, há mais de 40 anos. E o cupuaçu é meio que preferência regional...muito difícil uma pessoa não gostar do doce de cupuaçu”, afirma.
O cozinheiro revela que a mãe, dona Elisa, é a criadora da receita, mas que ao vê-la repetir tantas vezes, aprendeu ainda criança os segredos do quitute, que ele divide com o público. Anote os ingredientes:
- * Três canecas de trigo sem fermento
-
* Uma caneca de leite morno
-
* Uma colher de sopa de fermento para pão
-
* Uma colher de sopa de margarina
-
* Três colheres de sopa de óleo
-
* Uma colher de sopa de açúcar refinado
-
* 100 gramas de açúcar granulado
-
* Uma pitada de sal
-
* Três ovos
-
* 300 gramas de doce de cupuaçu (para o recheio)
Comece misturando uma caneca de trigo com o açúcar, o sal e o fermento de pão. Adicione um ovo, a margarina, o óleo e o leite morno. O cozinheiro ressalta que o leite não pode estar muito quente, senão cozinha o fermento e a massa não cresce.
Aos poucos coloque o restante do trigo até a massa soltar. Depois amasse na mesa, com a mão mesmo. Quando soltar dos dedos, faça bolinhas e deixe a massa descansar até dobrar de tamanho.
Em seguida, com a ajuda de um rolo, abra a massa até formar um círculo, e com cuidado coloque uma colher do doce de cupuaçu. Reserve a massa novamente até ela crescer mais um pouco. Depois pincele com duas gemas para dourar quando for ao forno.
Coloque em forno médio, pré-aquecido. Outra dica é que, dependendo do tipo de forma, ele fica pronto mais rápido. Em uma forma de alumínio, o pastel fica pronto em menos de cinco minutos.
Depois de assado, espere esfriar, pincele a margarina e passe no açúcar cristal. A receita rende 60 pastéis.
Postar um comentário