INFORMATIVO

O QUE É UM ALIMENTO REMOSO? PORQUE NÃO COMER?


Quem aqui nunca ouviu a expressão: Menino, não come isso que é remoso, vai demorar pra cicatrizar sua ferida! ou Mulher, tu não podes comer comida remosa, senão tua cirurgia inflama!
São estas e outras frases clichês que ouvimos e obedecemos, sem nem ao menos questionar, Que diabos é remoso? O que tem nesses alimentos que pode me prejudicar? Alguém tem que pesquisar, neste caso, EU, daí, resolvi então compartilhar com vocês um pouco do que encontrei, pois assim aprendemos juntos.
Acredita-se que a expressão Remoso (a), seja expressão popular, mas no dicionário informal ela tem sim um significado; * aquilo que contêm reuma ou reima: alimentos excessivamente gordurosos, de qualidade duvidosa, de rápida decomposição (perecíveis), que possa dificultar a cicatrização ou provocar inflamações graves;
 * característica de alimentos que possam prejudicar a saúde, envenenar o sangue, causar pruridos, provocar alergias, diarréia e que dificulta a cicatrização de feridas acidentais ou infecciosas e cicatrização pós cirúrgica; outras fontes afirmam que vem de Rheuma ( do grego) que significa catarro.

  
Exemplos de alimentos remosos: feijoada (por conter muita gordura, bacon, linguiça defumada e carne de porco), peru, carne de porco, crustáceos etc. Estes são os alimentos mais comumente apontados como remosos, no entanto, não pode-se afirmar que tenham ligação direta com o retardamento da cicatrização, podendo este ser justificado por uma aversão do organismo, desencadeando uma reação alérgica em um indivíduo que por ventura possua um ferimento, esta reação pode ser explicada por uma resposta imune do corpo a uma substância contida no alimento. Além deste fato, são alimentos carregados de proteínas, cuja digestão é demorada, que pode gerar mal estar no paciente; por este motivo não são indicados para alguém acamado à espera de uma cicatrização com sucesso.
Em suma, o alimento não vai lhe inflamar a ferida, o que vai acontecer é um retardamento no processo de cicatrização, se você não deseja isso deve ficar atento a essas dicas.

Fonte: http://www.dinhabelmont.com.br/2012/08/o-que-e-um-alimento-remoso-porque-nao.html

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger