INFORMATIVO

TRANSPORTE AÉREO

Os relatos sobre a origem de Val-de-Cans são variados e remotos. Consta que a 20 de agosto de 1703 o nome Val-de-Cans já aparecia nos documentos da medição e demarcação da légua patrimonial do Conselho do Senado e da Câmara de Belém. No local já existia a fazenda de propriedade de D. Maria Mendonça, que acabou sendo denominada com o mesmo nome. Em 1675, em seu testamento, D. Maria doou a fazenda Val-de-Cans para os padres Mercedários. Já em 1798 a Carta Régia da Coroa possibilitou a liberdade de comércio, o acesso livre de moradores às terras indígenas e a liquidação dos bens do Comum das povoações. Graças a este documento o Governador do Estado do Grão Pará conseguiu se apropriar da fazenda e vendê-la para terceiros.
Outra versão aponta que a designação do tradicional bairro da capital paraense é uma alusão ao nome de um antigo povoado habitado por negros alforriados ou foragidos de quilombos, quase todos de cabelos brancos como lembra o escritor Olavo Guimarães Freire. Um terceiro relato registra que em 1895, uma comitiva do então governador Lauro Sodré navegou de Belém à Vila de Pinheiro, hoje bairro de Icoaraci (lugar onde o Sol se encontra com a Lua), em uma gaiola, e avistou uma multidão de negros quase todos de cabelos brancos assistindo a passagem da comitiva fluvial. Admirado, o governador exclamou: -"Isto é um verdadeiro Val-de-Cans!", ou seja, do latim um vale de pessoas de cabelos brancos, expressão que acabou por batizar o local.
Com o alvorecer dos ventos republicanos, em 1934 o Diretor da Aviação Militar do Exército Brasileiro, general Eurico Gaspar Dutra, designou o tenente Armando Serra de Menezes para escolher, no espaço da fazenda Val-de-Cans, um local apropriado para construção do aeroporto de Belém.
Acompanhado do Comandante da 8ª Região Militar, general Horte Barbosa, do Intendente Municipal de Belém, Ildefonso Almeida e do Secretário de Estado de obras, terras, aviação e auxiliares, Raimundo Viana, o tenente Armando Serra escolheu o local da construção do aeroporto próximo ao Rio Amazonas.


Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger