diariodamanhapelotas |
O Samba de Cacete originou-se no Município de Cametá com o propósito de mostrar toda a sensualidade da região. Seu nome é devido ao Instrumento que é usado para dar ritmo e marcação à música, os cacetes, são dois pedaços de pau que são batidos no Curimbó, para dar cadência ao ritmo.
No entanto, o Folclorista Manuel Valente, criador do Grupo de Danças Cametaoara, afirma que sua tradição está sendo desfigurada, pois, a dança é de extrema suavidade, alegria melancólica, sem rebolado, sem requebrado e sem umbiguinho de fora, pois, surgiu das cantigas tradicionais das comunidades remanescentes de quilombos, principalmente o Quilombo de Itapocu, na região de Cametá, que fala da tristeza de ser escravo.
Tal como o siriá, normalmente apresenta os dançarinos com trajes enfeitados, bastante coloridos.
As mulheres usam belas blusas, saias bem rodadas e amplas, pulseiras e colares de contas e sementes, além de enfeites floridos na cabeça.
Já os homens, também descalços como as mulheres, vestem calças escuras ou brancas e camisas coloridas com as pontas das fraldas amarradas na frente.
Fazendo movimentação coreográfica com volteios suaves, acelerando o rítmo, como no batuque africano; a expressão corporal característica das danças negras.
Postar um comentário