embrapa.br |
O queijo do Marajó é famoso em todo o Pará e até no Brasil, onde se consome bastante a mussarella de búfala, laticínio de sabor extremamente delicado. Os produtos são feitos artesanalmente a partir do leite de búfala nas fazendas da Ilha. Além de ser consumido in natura, a partir do queijo e da manteiga do Marajó é possível se preparar uma infinidade de pratos, inclusive sobremesas
Pão Bengala Marajoara recheado com queijo de Búfala - O pão, em forma de bengala, é feito de farinha de trigo, água e sal. O sabor especial é obtido com o recheio, feito com o queijo do Marajó. É servido quente, geralmente no café da manhã.
Mousse de Açaí - Bata no liquidificador a polpa congelada, açúcar, creme de leite em caixa e sal.Reserve. À parte prepare uma gelatina em pó vermelha sem sabor, acrescente à mistura e bata novamente. Transfira a mistura para uma tigela, adicione farinha de tapioca e misture até ficar homogêneo. Despeje em uma fôrma umedecida e leve à geladeira por 3 horas ou até ficar firme. Sirva salpicado com a farinha de tapioca reservada.
Biscoito de Castanha do Pará - Para fazer o biscoito de castanha, deve-se torrar e moer as sementes, fazendo uma massa com manteiga, trigo, açúcar e maisena. Quando a massa alcançar o ponto de enrolar, pega-se pequenas porções e dar-se a forma de nhoque. Colocam-se então em uma assadeira untada os biscoitinhos enfileirados e leva-se ao forno pré-aquecido para assar. Ainda quente, os biscoitinhos devem ser untados com açúcar de confeiteiro.
Postar um comentário