INFORMATIVO

Patrimônio Histórico e opção de passeios turísticos

Um dos bairros mais antigos bairros de Belém, São Brás possuía centenas de casarões, erguidos no início do século XX, reflexo da riqueza produzida pela borracha amazônica. No entanto, o processo de modernização do bairro causou a perda de muitos desses casarões, pouco restou das construções centenárias, contudo, São Brás ainda guarda resquícios de sua arquitetura centenária que remete a uma Belém antiga. Entre as construções de destaque, estão o Colégio Pequeno Príncipe, o Teatro São Cristovão e o Palacete Passarinho.
Em 1929, o então intendente do estado Antônio Facióla, prepara-se para inaugurar avenida Tito Franco, ou estrada do Marco, tratava-se de avenida que ia paralela à estrada de ferro Belém-Bragança. Atualmente a antiga Tito Franco é a atual Almirante Barroso.
pesquisa google
A Avenida Almirante Barroso é uma das principais avenidas de Belém, servindo como importante via de entrada e saída da cidade, nela se situam o Estádio Francisco Vasques (também conhecido como Souza), do clube Tuna Luso Brasileira, o Palácio Lauro Sodré, sede do Tribunal de Justiça do estado do Pará, o Jardim Botânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves, o Estádio da Curuzú, do Paysandu Sport Club, o Baenão, estádio do Clube do Remo.

pesquisa google
Seu nome deve-se ao Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, primeiro e único Barão do Amazonas, (Lisboa, 29 de setembro de 1804 – Montevidéu, 8 de agosto de 1882) foi um militar brasileiro da Armada Imperial Brasileira.
Teatro da Paz antes da pavimentação em volta do atual ponto turístico da capital do Pará.
pesquisa google
A extensa avenida Marechal Hermes e o Bulevar Castilhos França, situados entre os armazéns e os prédios já existentes na cidade foram resultados do aterramento promovidos para obra do cais. Ano 1953.
pesquisa google

pesquisa google

Vamos com esta incrível imagem da Avenida Portugal ao lado da Praça Dom Pedro II.
 O mais incrível é ver esta parte de Belém totalmente impecável. Hoje infelizmente não acontece mais esse zelo.
 O ano da foto é desconhecido, porém acreditamos que seja da década de 30.
Abaixo Imagem do sempre belíssimo Cine Olympia com a sua antiga fachada. O cinema passou por várias mudanças ao decorrer dos anos. Ano desconhecido. É CONSIDERADO O CINEMA MAIS ANTIGO DO BRASIL EM FUNCIONAMENTO.
Abaixo a Av. 16 de novembro. A avenida já possuiu a denominação de estrada de São José pelo fato de conduzir ao convento e ao presídio São José. Num dos trechos desta via era localizado o antigo Jardim Botânico do Pará, sendo desativado ao longo do final do século XIX e início do século XX. 16 de novembro é uma referência ao dia 16 de novembro de 1889, data que o estado do Pará aderiu ao novo regime político brasileiro: à República.
Acima a São Jerônimo atual José Malcher.

pesquisa google
Igreja de Nazaré NO SÉCULO XIX
pesquisa google

Acima atual praça Batista Campos.
pesquisa google
Avenida Generalíssimo Deodoro e seus sistemas de bondes elétricos, início do século XX - Maria de Nazaré. Belém: riquezas produzindo a belle-époque (1870-1912)
pesquisa google
Praça do Pescador - hoje ocupada pela feira do Ver-o-Peso. Ao fundo temos os galpões da CDP com destaque para a Estação Mosqueiro-Soure, de onde saia o navio Presidente Vargas para esses balneários
pesquisa google
Imagens da área no centro de Belém, a lateral da Praça do Relógio - movimento diário do comércio - ao fundo á área do hoje complexo que envolve o forte do castelo - ano desconhecido porém no século XX.

pesquisa google

Rua Padre Prudêncio - Igreja de Santana e ao fundo a primeira versão da Fábrica Palmeira
pesquisa google
Av. Independência (Av. Magalhães Barata) no trecho do Mercado da Vila Teta (1902)
Praça Kenedi, ao fundo boate Maloca
Largo do Redondo - Belém tinha aproximadamente 300,000 mil habitantes em 1910, chegou a ser 3º maior cidade do país e a mais rica. Foi a primeira a se urbaniza e se livras das pestes que assolavam o Brasil da época. Foi a primeira a ter luz elétrica na américa latina e a primeira do Brasil a ter serviço regular de telefone residencial, alem de gás encanado, possuía o mais moderno sistema de tratamento de água do Brasil com 2 lagos artificiais e rede de tratamento.
pesquisa google

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger