INFORMATIVO

Parque Ambiental de Belém (Utinga)

Com uma área de 1.340 hectares, o equivalente a mais de 1.300 estádios de futebol, o Parque Estadual do Utinga (Peut), localizado entre os municípios de Belém e Ananindeua, é a maior área de conservação da natureza com proteção integral da Região Metropolitana de Belém, aberta à visitação. Com administração da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o Parque recebe visitações de segunda à sexta-feira, das 6h às 14h, e nos sábados e domingos, das 8h às 12h, diariamente por cerca de 100 pessoas.
Segundo a coordenadora de Unidade de Conservação da Natureza, Ivelise Fiock, as áreas de floresta de terra firme, várzea e igapós, onde estão mamíferos, répteis, anfíbios e insetos, além da grande variedade de aves e flora diversificada, atrai as mais diversas atividades. “As pessoas vêm sempre desfrutar deste espaço de contato com a natureza. Grupos fazem o agendamento para fazer trilhas, e muitas também vêm para praticar exercícios físicos, como a caminhada”, informa.

O Promotor de Justiça, Marco Aurélio Nascimento, é um dos que sempre aproveitam a área do Parque para se exercitar. “Sempre caminho pelo menos uma vez por semana aqui, para ver todo esse verde e ouvir o barulho dos animais. É o local ideal e o mais bonito para isso”, opina o promotor. Como ele, nas primeiras horas de sol, várias pessoas também aproveitam a área verde para a caminhada.
Outra atividade comum no Parque são as trilhas. De acordo com o gerente do Parque, Vitor Matos, existem sete opções delas para receber os visitantes: a do Macaco, da Castanheira, da Jararaca, da Mariana, da Água Preta, da Acapu e do Bolonha. “Duas são as mais antigas, a do Macaco e do Bolonha, as outras estão sendo estruturadas. Uma será específica para as crianças”, acrescenta.
Conhecido popularmente por abrigar os Lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem 60% da água que chega às casas dos municípios de Belém, Marituba e Ananindeua, através da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), o Parque ainda recebe em seu espaço o Exército e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que utilizam a área para desenvolver atividades e pesquisas.

Segurança

Criado em 1993, o Parque do Utinga recebe por ano cerca de 30 mil visitantes, segundo a coordenadora Ivelise Fiock. Ela explica que era comum que a Polícia Militar utilizasse do espaço para fazer a soltura de animais. “Muitas pessoas ainda associam a esta época, mas isso é evitado. Por ser uma área aberta ao público, de conservação e proteção, é necessário o controle das pessoas que freqüentam, para que seja feita a fiscalização e acompanhamento”, ressalta.
Vitor Matos explica que para esse controle, carteirinhas estão sendo feitas às pessoas que freqüentam com regularidade o Parque. “São aquelas que geralmente fazem caminhada, ou ainda moram na extensão do Parque, por exemplo. No dia 06 de agosto vamos ter um encontro com essas pessoas, os ‘Amigos do Parque’, com algumas atividades”, adianta.  
Devido à grande extensão da área, para o controle e fiscalização dos visitantes, o Parque conta com a proteção do Batalhão de Polícia Ambiental, que atua na segurança dos visitantes e dos animais da área. Entre as atividades, os policiais também acompanham os visitantes em exposições, trilhas ecológicas e caminhadas.
Serviço: O Parque Estadual do Utinga é aberto à visitação de segunda à sexta, das 06 às 14h, e aos sábados e domingos, das 8 às 12h. Para escolas, instituições e demais grupos acima de 15 pessoas, o agendamento com trilhas e outras atividades é feito no local. O Parque fica localizado na Avenida João Paulo II próximo ao bairro do Utinga. Mais informações pelos telefones (91) 3276-2778 e 3184-3613 e pelo e-mail parquedoutinga@sema.pa.gov.br.
Amanda Engelke - Secom


Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger