INFORMATIVO

MARABÁ

Marabá é terra de sol forte, cultura rica e povo hospitaleiro. Sua fundação aconteceu em 5 de abril de 1913. Marabá, recanto de belezas naturais. Margeada por dois grandes rios, Itacaiúnas e Tocantins, traz um ar de cidade interiorana, mas, oferece grandes possibilidades a quem reside e para visitantes.
unifesspa.edu
 Praia do Tucunaré. Uma das melhores opções durante o verão paraense, a Praia do Tucunaré é o ponto turístico mais visitados da cidade. Emergente da vazante do rio Tocantins, logo após o período das chuvas a praia ocupa uma extensão de aproximadamente 5 km², sendo que três quartos são de areia fina e um quarto de formação vegetal. Situada em frente ao núcleo da Marabá Pioneira, as areias da ilha começam a ser avistadas em meados de abril, mas é na alta estação do verão, em julho, que a procura é maior, tornando-a a atração principal. A praia proporciona aos veranistas, práticas de esportes náuticos e de areia, camping, pesca esportiva, além de diversas atrações promovidas pela Prefeitura Municipal. Ao longo da praia fica disposta uma grande quantidade de barracas que oferecem aos visitantes uma infinidade de bebidas e pratos, entre eles, a carne de sol e o Tucunaré frito.
unifesspa.edu
 Praia do Geladinho:
Localizada no bairro São Félix, surge também no verão com a queda do nível das águas do rio Tocantins. Sua beleza natural ganha um toque especial com a visão da ponte rodoferroviária sobre o Rio Tocantins, construída pela Vale, para escoamento do minério extraído da Serra dos Carajás. A Igreja de São Félix de Valois foi a primeira capela construída em Marabá, como pagamento de uma promessa feita por Francisco Acácio à Virgem de Nazaré, na década de 20. A primeira construção foi destruída pela cheia de 1926 e outra igreja foi erguida no mesmo local. É o primeiro patrimônio histórico do município, tombado a 5 de abril de 1993. Localiza-se na Praça São Félix, na Marabá Pioneira

pesquisa google
 A cozinha paraense é muito genuína, não possui influências europeias ou africanas. Os elementos encontrados na região formam a base de seus pratos. Os nomes dos pratos são tão exóticos quanto seu sabor, já que são de origem indígena. A culinária marabaense se distingue um pouco da culinária paraense, mas tem muitos elementos desta, principalmente pelo fato de que todo o Estado tem influencia indígena neste ponto. Porém, em Marabá, alguns pratos se sobressaem em relação ao resto do Pará, tanto por fator cultural quanto por fator étnico. Um exemplo disso é que o povoamento teve participação ativa de maranhenses, baianos, mineiros, piaienses, goianos e sírio-libaneses que trouxeram para cá seus costumes e seus tipos de comida. Entre as principais iguarias da culinária local destacam-se: Maniçoba; Suco natural de Guaraná da Amazônia; Pão de Castanha do Pará; Tucunaré frito na manteiga; Pato no tucupi; Tacacá.
skyscapercity


Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger