INFORMATIVO

LOJA PARIS N'AMERICA

Quando pensou na Paris N’América, o empresário português Francisco de Castro não impôs restrições ao sonho. Ele trouxe da Europa todos os projetos, assim como o material de construção, e contratou mestre de obras e engenheiros portugueses que participaram da construção do Mercado de Peixe do Ver-o-Peso.

O objetivo não era apenas instalar um comércio na capital paraense, mas criar um espaço de encontro para a elite local, inspirado no prédio das Galeries Lafayette (uma loja de departamentos em Paris)”, conta a arquiteta Rosana Aguiar. Inaugurado em 1909, o edifício é tombado pela legislação municipal e inscrito na categoria de Preservação Integral.

O prédio foi construído para uso misto, comércio e residência, no centro comercial de Belém, Trav. Santo Antônio, em quatro pavimentos, ocupando todos os limites do lote”, explica. Rosana lembra ainda que apesar da inspiração totalmente francesa, o prédio conta ainda com janelas com vidros em cristal belga, gravados com o monograma FC (Francisco de Castro), e o piso decorado em lajota hidráulica alemã, como se fosse um tapete revestindo toda a área da loja.


Sem abandonar o ramo da confecção, já que no início vendia roupas masculinas, femininas e artigos para presente, o espaço abriga hoje uma tradicional loja de tecidos.

panoramio

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger