INFORMATIVO

COMPLEXO FELIZ LUSITÂNIA

O Complexo Turístico Feliz Lusitânia está localizado no centro histórico e região mais antiga de Belém, o bairro da Cidade Velha. Local turístico de fácil acesso e entrada gratuita. Fica as margens da Baia do Guajará, rio frente a Belém. Possui restaurante com comidas diversas e pratos sofisticados. Aquela água de coco gelada  você também encontra por lá.

Feliz Lusitânia foi o primeiro nome dado ao estado do Pará em homenagem à terra portuguesa. Depois foi chamado de Grão-Pará e finalmente Pará, que significa "rio-mar" na língua indígena.

Forte do Presépio

Berço da cidade de Belém, construído por Castelo Branco em 1616 para proteger a Amazônia dos invasores holandeses e franceses. Possui um acervo com peças de cerâmica marajoara e tapajônica de anteriores a chegada dos portugueses. O forte guarda intacto os canhões originais.

Praça Dom Frei Caetano


Foi concluída em 1900, também é conhecida como Largo da Sé. É o ponto de partida para passeios turísticos no centro histórico de Belém, a praça possui um monumento de bronze dedicado ao Bispo Caetano Brandão.

Palacete das Onze Janelas

Importante marco urbanístico em Belém erguido no século XVIII, por Domingos da Costa Barcelar, um rico senhor do engenho. Em 1768, foi convertida em hospital militar pelo governo do Grão-Pará. A casa teve funções militares entre até 2001, quando foi comprada pelo governo estadual para servir como ponto turístico da capital.


Museu de Arte Sacra

Arquitetada em estilo barroco Amazônico, a versão atual foi concluída em 1719, seu convento é o complexo jesuíta mais importante do Brasil, foi recentemente restaurada para receber o Museu de Arte Sacra de Belém.

O Museu de Arte Sacra é composto pela Igreja de Santo Alexandre e pelo Palácio Episcopal (antigo Colégio de Santo Alexandre). A igreja é um exemplar da arquitetura jesuítica no Brasil, teve o início da sua construção por volta de 1698 e inauguração a 21 de março de 1719, também funciona como espaço cênico-musical para espetáculos teatrais e recitais, além de ser objeto museal.

Catedral da Sé

Teve o início da sua construção por volta de 1748 sendo totalmente concluída em 1782 por Antônio Landi após algumas interrupções. Seu altar foi doado pelo papa Pio XI, a igreja suntuosa possui 28 candelabros ingleses de bronze e em seus dez altares laterais com belíssimos quadros.


Ladeira do Castelo

Esta é a primeira rua da cidade de Belém, localizado ao lado do Forte do Presépio, ligando a Praça da Sé a Feira do Açaí
Casa das Onze Janelas: Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha. Belém. PA. 66020-310.
Fones:(91) 4009-8821 (Recepção) / 4009-8825 (Direção)
E-mail: onzejanelas@gmail.com
Funcionamento: de terça-feira à sexta-feira, aberto de 10h às 18h e finais de semana e feriados das 10h às 14h.

Gratuidade: crianças até 7 anos , adultos a partir dos 60 anos, portadores de necessidades especiais , grupos agendados e turmas da rede de ensino agendadas . Agendamento : (91) 4009-8845 – Educativo SIM.

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger