INFORMATIVO

COMÉRCIO NO PARÁ

A cidade de Belém do Pará conta atualmente com quatro grandes centros de compras modernos denominados de “shopping centers”. O Shopping Pátio Belém, primeiramente chamado de “Iguatemi” inaugurou em 27 de outubro de 1993 foi uma iniciativa local de unir grandes segmentos de lojas paraenses e outras franquias nacionais.
reprodução
 A partir dessa iniciativa, outros shoppings centers foram sendo construídos nos mais diversos pontos da cidade: Shopping Castanheira (1993); Boulevard Shopping (2009) e Parque Shopping (2012). Segundo Sodré (2006, p.9) shoppings centers tem como objetivo atrair mais consumidores, apresentando os seus atrativos, onde o slogan da “segurança” se destaca, porque de acordo com este entendimento, o freqüentador “desfrutará” de diversão, lazer e “cultura” com segurança.
Contudo, antes de contar com esses centros de compras modernos, o público feminino belenense encontrava roupas e acessórios da moda nos magazines locais. Os magazines, casas onde se vendem artigos de modas que muitas vezes num mesmo ambiente encontravam-se os objetos da moda e atrações como desfiles e cafés, surgiram ao final do século XIX e início do século XX em Belém.

pesquisa google
Um dos mais conhecidos magazines com auge nos séculos XIX e início do século XX é o Paris N’Ámerica. O prédio até hoje em funcionamento, localizado na zona comercial antiga da cidade, foi construído em estilo eclético com traços do art nouveau na escadaria de ferro fundido e possui um grande relógio central, símbolo de riqueza e ostentação. A loja importava tecidos finos e artigos da moda para atender as mulheres de classes abastadas.
pesquisa google
 Entende-se por zona comercial antiga, principalmente os trechos das Ruas Conselheiro João Alfredo e Santo Antônio, sendo que a primeira se trata de umas das primeiras ruas da cidade (século XVI) e a segunda é uma continuação do caminho que leva até a Avenida presidente Vargas, construído no século XVII.

g1.globo
Dessa forma, a pesquisa analisa como se deu o deslocamento do centro antigo de Belém, que do início do século XIX a meados do século XX conservou-se como um local de compras e sociabilidade da elite, para os atuais e modernos shopping centers localizados em outras áreas da cidade.

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger