INFORMATIVO

A história do cinema no Pará

Foi num cenário de grande riqueza, provocado pela exportação da borracha, que o cinema surgiu em Belém, inclusive já trouxe à cidade grandes atores e diretores do sul do país, além de ser palco para exibição de filmes de todo o Brasil. Quem é amante da sétima arte poderá conhecer um pouquinho mais dessa história dos chamados cinemas de rua paraense e suas produções cinematográficas, por meio das agendas e calendários 2010, lançados pelo Banco do Estado do Pará (Banpará), no último dia 13.
Além da história, os calendários e as agendas são ilustrados por imagens que retratam o cenário onde tudo começou, como por exemplo, o Cinema Olympia, até hoje a mais antiga casa de exibição de filmes do país em atividade. O espaço também já foi considerado um dos mais luxuosos e modernos de seu tempo. Inaugurado em 1912, no auge do cinema mudo internacional, hoje caminha para seu centenário. Por isso, nada mais justo do que as primeiras páginas dos trabalhos serem ilustradas por este cinema.
A história dos cinemas paraenses começou há muitos anos, no final do século XIX e início do XX. Apesar do tempo, esse ciclo parece que não tem prazo para acabar. Pelo menos no que depender dos cinéfilos paraenses, que não pretendem deixar de contar e registrar, em seus trabalhos, histórias das produções paraenses e suas salas de projeções.


Lugares de Belém inimagináveis para os mais jovens já foram salas de exibições de grandes produções e hoje encontram-se transformados em lojas, igrejas, entre outros. Apesar da recente transformação em alguns espaços, parece que os cinemas de rua estão fadados a viver somente na memória de alguns. Todos os dias, centenas de pessoas passam pelos corredores das lojas Americanas, em Nazaré, sem saber que o espaço já foi palco do Cine Nazaré 1 e Cine Nazaré 2, fundado em 1920. O que poucos sabem também é que o Cine Nazaré 2 ganhou este nome somente em 1997, depois de uma reforma no antigo Cine Iracema. Inaugurado sobre grande expectativa e com poltronas mais confortáveis, o Cine Palácio logo ganhou a preferência do público, em 1959. Atualmente, o local é frequentado pelos fieis da Igreja Universal do Reino de Deus. Já imaginou uma sala de cinema na Base Naval de Belém? Pois é, lá já foram exibidos filmes que nunca haviam chegado ao circuito comercial da cidade. O cinema da base naval foi programado pela Associação Paraense dos Críticos de Cinema.
Projeto recupera história dos cinemas de Castanhal, Itaituba e Santarém

Quem pensa que o calendário traz imagens somente de Belém, engana-se. Os contemplados com o trabalho poderão conhecer a primeira fachada do 'Cine Argus', fundado em 1938, em Castanhal. Já os moradores de Itaituba poderão relembrar a história do 'Cine Ouro', considerado o responsável por introduzir o hábito de ir ao cinema a população do município. Tem também o 'Cine Cinerama Santarém', quando inaugurado. Este representou uma grande novidade na cidade.

Texto: ORM - Fotos da Internet

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger