Muitos de nós durante o tempo livre, nas férias talvez, queremos esquecer os nossos problemas e relaxar. Fazer passeios com os amigos e a família é uma das formas mais agradáveis de se aproveitar o final de semana. Porém, sair do centro urbano e enfrentar trânsito pelas estradas rumo ao tão desejado sossego é bem mais cansativo, fujir do padrão das cidades grandes e passear um pouco em locais ao ar livre, cheio de áreas verdes parece ser então a melhor solução.
Encontrar isso dentro das capitais e grandes metrópoles está cada vez mais difícil. Em Belém, por exemplo, não há muitos lugares onde se possa ter um lazer ou até mesmo praticar exercícios físicos. Mas qual a importância desses espaços públicos no centro urbano?
Mesmo que não percebamos as áreas verdes modificam e muito a visão estética das cidades, e o bem estar de uma população também pode está em espaços ecológicos destinados ao lazer e recreação. Diante disso, é possível transformar grandes áreas em parques públicos, bem como a recuperação de ambientes degradados pela industrialização. Até mesmo a fauna da cidade é preservada, como as aves que geralmente dependem da arborização para abrigo e alimentação. Além disso, as árvores proporcionam um vínculo maior entre as pessoas e a natureza.
Na Avenida Augusto Montenegro onde está sendo construído o BRT com destino a Icoaraci, muitas árvores foram retiradas do canteiro central. Belém precisa da proteção do calor, uma capital que é conhecida como a Cidade das Mangueiras não pode perder sua vegetação. A Prefeitura de Belém prometeu plantar mais de 600 mudas de diversas espécies às margens da Avenida Augusto Montenegro.
No entanto, essa semana foi informado que o Primeiro Comando Aéreo Regional (I Comar), analisa o pedido do governador Simão Jatene que solicitou a doação para o Governo do Estado da área ocupada pelo Aeroclube do Pará, no bairro do Sousa, na Avenida Julio Cesar. Porém tudo depende de um processo de tramitação que deve passar por vários órgãos federais, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Secretaria de Aviação Civil e órgãos do Comando da Aeronáutica.
A área do Aeroclube mede 60 hectares, quatro vezes maior que o Bosque Rodrigues Alves, e a intenção é de construir um parque urbano similar ao Parque Ibirapuera, de São Paulo. A ideia partiu do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nelson Chaves, o mesmo defini a ideia de criação do Parque Urbano de Belém como um sonho de 26 anos. De acordo com governador Simão Jatene, o projeto merece o apoio da população da capital paraense.
Em entrevista Nelson Chaves diz que, mesmo que não fossem construídos equipamentos urbanos no local, somente a arborização do lugar já daria uma nova face ecológica à cidade das mangueiras.
(folhaeditada.blogspot.com.br)
Postar um comentário