(do ótimo e fofo Miette, de Meg Ray)
Rendimento: a receita diz fazer 36 biscoitos de 5cm, mas consegui mais do que isso.
1 1/2 xic. farinha de trigo
1.4 colh (chá) fermento químico em pó
1/4 colh. (chá) sal
3/4 xic. (170g) manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1/2 xic. açúcar cristal orgânico
2 colh. (chá) extrato natural de baunilha
1/4 colh. (chá) extrato natural de amêndoas (ou licor de amêndoas)
1 ovo grande, orgânico
1/2 xic. doce de buriti derretido com algumas colheres de água, com consistência de pasta, ou a geleia sem sementes de sua preferência
Peneire numa tigela a farinha, o fermento e o sal.
Na tigela da batedeira, bata a manteiga, o açúcar e os extratos em velocidade média até que fique pálida e fofa, cerca de 5 minutos. Pare a batedeira e raspe as laterais com uma espátula.
Junte o ovo e bata em velocidade média até que esteja bem misturado.
Junte os ingredientes secos e bata em velocidade baixa apenas até que não se veja mais farinha. Leve a massa à geladeira, embalada em filme plástico, por no mínimo 1 hora e no máximo 2 dias.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre duas assadeiras grandes com papel-manteiga ou silpats. Use uma colher de chá para retirar bocados de massa e forme bolinhas do tamanho de uma bola de gude grande. É melhor que as bolas fiquem mais altas que largas. Coloque-as nas assadeiras, com 5cm de espaço entre elas. (Se a massa estiver mole, volte-a à geladeira antes de assar.)
Asse por 12-14 minutos, ou até que estejam ligeiramente douradas.
Imediatamente use a parte de trás do cabo de uma colher de pau, ou qualquer outro instrumento, para pressionar buracos sobre os biscoitos ainda quentes, para acomodar o recheio. Imediatamente recheie com 1/4 colh. (chá) em cada biscoito.
Transfira para uma grade para que terminem de esfriar por pelo menos 30 minutos. Uma vez frios, podem ser guardados em pote fechado por até 2 semanas.
(lacucinetta.com.br)
Postar um comentário