É comum falarmos sobre algo e quase nunca entendermos ou saber de fato, o que é. Algumas pessoas acreditam que Turismo é nada mais, nada menos que, sair de sua cidade natal para passear em outra cidade, engano, o turismo é muito, além disso.
Para entender um pouco mais sobre o turismo, precisamos saber que ele está ligado a vários segmentos, entre eles, o turismo de consumo, que é quando se organizam excursões onde o principal objetivo é fazer compras; temos também o turismo religioso, onde são realizados encontros em regiões com uma forte tradição religiosa; temos ainda o turismo cultural, rural, ecológico etc.
O turismo de consumo e o religioso são os mais comuns, ou seja, os mais praticados pela sociedade em geral, mas, os demais segmentos do turismo (cultural, rural e ecológico) também tem seu alto grau de importância. Vamos conhecer um pouco sobre esses três...
Quando falamos em turismo cultural é preciso saber sua principal característica, que é o deslocamento de pessoas com o objetivo de vivenciar o conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e a identidade de uma determinada população. O mesmo envolve a arte de contemplar os bens materiais e imateriais de um determinado local e, que acabaram se tornando atrações turísticas, entre eles, centros históricos, museus, sítios arqueológicos, festas típicas, eventos gastronômicos e outros.
Já o turismo rural, que dos três, é o menos conhecido, é uma espécie de turismo realizada no meio rural, onde o turista tem um contato mais intenso com as atividades realizadas no campo, em chácaras, sítios e fazendas. Os organizadores desta modalidade de turismo são responsáveis por realizarem atividades rotineiras do campo, como o contato com os animais, atividades equestres, a pesca e, a alimentação típica.
Por fim, temos o turismo ecológico ou ecoturismo. Um segmento bastante interessante e muito procurado pelos amantes da natureza e tudo o que de mais divino e exuberante ela pode proporcionar. Para muitos, este tipo de modalidade é, além de lazer, um tipo de esporte ou atividade educacional, uma vez que são realizados em áreas naturais onde se estimula a preservação da natureza.
Entre as atividades praticadas neste segmento é comum que os turistas participem de trilhas, banhos de cachoeira, escaladas em pontos turísticos e, dependendo do lugar que se for visitar, o turista também desfruta de um bom mergulho para observação da vida marinha.
É, sem dúvida o turismo não é só arrumar as malas e viajar, ele é bem mais importante do que podemos imaginar. O turismo possui uma grande importância na economia mundial, pois, a chegada de turistas gera um aumento no consumo, produção de bens e serviços e o mais importante, aumenta a necessidade de criação de novos empregos.
Por Kátia Vieira.
Postar um comentário