Ela tem uma vista privilegiada da Baía do Guajará, seu espaço interno é muito bem refrigerado e, lá fora, o vento com cheiro de rio, refresca o corpo do calor paraense. Para quem chega, uma roda de Carimbó é montada para recepcionar, é muito difícil não se encantar por ela, a Estação das Docas.
Inaugurada em maio de 2000, o complexo turístico e cultural da cidade de Belém, já foi parte do Porto local. A Estação é o resultado do restauro de três galpões de ferro inglês, que havia sio destruído após o Movimento da Cabanagem, em 1800. Hoje, o local dispõe dos seus armazéns totalmente recuperados.
Por ser um complexo totalmente voltado ao turismo, a Estação das Docas agrega diversos aspectos, como: cultura, moda, gastronomia e eventos. Mais de 30 mil metros quadrados, divididos em três armazéns e um terminal de passageiros, uma janela para a Baía do Guajará e Ilha das Onças.
imagens da internet |
Quem frequenta o local pode encontrar o Boulevard das Artes, da Gastronomia e das feiras e exposições, Cinema e Teatro Maria Sylvia Nunes e, o Anfiteatro Forte de São Pedro Nolasco, tudo preparado para agradar todo o tipo de público.
A gastronomia presente na Estação é uma das melhores existente na capital paraense. Restaurantes renomados como: Capone; Amazon Beer (espaço que produz cervejas com frutas da terra, como açaí, taperebá, bacuri); Lá em Casa, especializado na gastronomia paraense, como pato no tucupí, maniçoba, casquinho de caranguejo, peixes, tudo muito bem preparado para satisfazer o cliente; Marujo’s Bar e Restaurante, também especializado em iguarias regionais e oferece ao cliente, uma boa música ao vivo; Spazzio Verdi e; Bio Mercato, a primeira loja e restaurante orgânico da capital.
Cada ambiente da Estação, onde os restaurantes estão alocados, possui música ao vivo, o palco chama atenção por ser aéreo e chegar a todos os clientes presentes nestes espaços.
Ainda sobre gastronomia, é na Estação das Docas que você pode desfrutar de um bom cafezinho ou chocolate quente, acompanhado daquela tapioca, doce ou salgada, molhada ou só na manteiga, que só "As Mulatas" sabem fazer. Sem contar que, na Estação você também pode saborear ou levar para casa os deliciosos bombons regionais na "Bombom do Pará" e, desfrutar dos deliciosos sorvetes de açaí, tapioca, cupuaçú, uxi, taperebá, muruci, que sem dúvida alguma só existem na "Cairu" e por sinal, eleito o melhor sorvete do Brasil.
Além de toda essa vasta lista gastronômica existente na Estação, temos também as lojas de produtos artesanais, como: Arco-Íris, especialista em biojóias com toques regionais, produtos provenientes da Jarina, popularmente conhecida como Marfim da Amazônia; Boulevard Marajoara, que oferece o melhor dos artigos femininos; Camilla Grello; Juruá, perfumaria dedicada a produção artesanal de produtos de beleza, sabonetes, creme hidratantes até xampus, todos preparados com plantas típicas da Amazônia; Marajó, artigos para presentes e produtos regionais; Morena Iaçá, comercializa roupas e acessórios, CDs e DVDs; Amazônia Zen, confecção e bijuteria; Ná Figueiredo; RD Joias; Riquezas da Amazônia; Tapuia e; Tear; além de salões de beleza e loja de câmbio.
Mas não para por aí, a Estação das Docas também disponibiliza para os seus frequentadores, um passeio pala orla realizado pela Vale Verde Turismo. Um passeio a bordo da Tribo dos Kayapós, no fim de tarde ou ao luar, curtindo música paraense de melhor qualidade, sem dúvida, é uma excelente pedida. Fora que você dispõe de outra ótica da orla da cidade, contemplando a capital paraense em um de seus mais belos ângulos como Ver-o-Peso, Forte do Presépio (marco da fundação de Belém), Casa das Onze Janelas, Cidade Velha, Porto do Sal, o colar verde esmeralda que circundam a nossa baía (ilha das Onças e ilha do Combú), Estação, antigo Porto de Belém e o final do roteiro, passando pelo Ver-o-Rio, retornando a Estação das Docas.
Este passeio dispõe também de um guia especializado, dançarinos que realizam uma apresentação folclórica paraense, tudo para garantir a animação do passeio.
É por isso que a Estação das Docas sem dúvida é uma ótima pedida a qualquer hora do dia e está entre os pontos turísticos mais visitados do estado do Pará.
Postar um comentário