Em 1768, tornou-se um hospital militar graças ao governo do Grão-Pará (Atual Belém). A partir de 1870, a casa teve funções militares, até 2001, quando foi comprado pelo governo de Almir Gabriel para servir como ponto turístico. Hoje a casa é um dos maiores pontos turísticos do estado do Pará.
A área externa da casa, intitulada Feliz Lusitânia serve como jardim, para comercialização de objetos históricos, praça, palco para apresentações culturais e shows.
O restaurante de aproximadamente 350 lugares é composto de três ambientes e mais um terraço ao ar livre com uma vista sem concorrência da Baía do Guajará, muito disputado na hora do happy hour.
No salão principal e no bar, as paredes, de taipa de pilão (formigão) conferem ao ambiente um aspecto medieval, que se complementa com os tocheiros nas paredes entre as janelas com cortina de voil.
A decoração é composta por pinturas e gravuras que retratam momentos da história do Estado do Pará colonial.É possível observar ainda, uma vitrine com vestígios arqueológicos encontrados durante a obra de revitalização da casa, como pedaços de jarros e garrafas de vidro, faianças, moedas e balas de canhão.
pesquisa google |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_de_S%C3%A3o_Br%C3%A1s
http://www.souparaense.com/2010/10/palacete-bolonha-reliquia-de-arquiteto.html
http://xumucuis.wordpress.com/2010/07/08/casaroes-de-belem-palacete-faciola/
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-149822-LAURO+SODRE++MERGULHO+NA+HISTORIA+POLITICA.html
http://www.secult.pa.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46:museu-de-arte-sacra&catid=34:museus&Itemid=28
http://fragmentosdebelem.tumblr.com/post/48609329488
http://www.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_hist.gif&Cod=1482
Postar um comentário