INFORMATIVO

Biojoias

As biojóias são feitas com gemas orgânicas, principalmente sementes de árvores típicas da região Norte, como as de açaí, tucumã, tento e jarina, que são as que mais chamam atenção dos compradores. Esse material pode ser usado para confecção de pulseiras e cordões, em jóias ou bijuterias.
orm - g1 - pesquisa google - foto divulgação

Essa é uma alternativa de renda para a população da região. No entanto, é importante seguir  algumas orientações, principalmente durante o processo de retirada da semente, que, para obtenção de melhor qualidade, deve ser colhida diretamente das árvores e não apanhada do chão.
O produtor também deve tomar cuidado ao retirar as sementes dessas plantas, já que, em média, as árvores da Amazônia possuem cerca de 20 metros de altura. Durante o programa, o técnico em segurança do trabalho da Embrapa Amazônia Oriental, André Ricardo Bueno, apresentará as técnicas seguras que podem ser adotadas pelos produtores para a coleta de material.

Os ouvintes também saberão como conservar as biojóias e bijuterias com sementes. São dicas simples como, por exemplo, evitar molhar a peça, passar um óleo de vez em quando, guardar a jóia em uma caixinha de papelão com alguma substância anti-mofo dentro, expor ao sol pelo menos uma vez por semana, entre outras, que serão fornecidas pela Jacilene Trindade, técnica florestal e artesã.

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger