Hoje, é celebrado o Dia Nacional do Turismo. A ideia da data é promover e homenagear a prática que envolve vários segmentos da sociedade e que tanto contribui para o desenvolvimento de uma nação. Conscientizar, nós, brasileiros, sobre a importância do turismo talvez seja tarefa mais árdua que se imagina. Somos donos de belezas naturais e culturais incomparáveis, reconhecidos internacionalmente por elas.
Este dia também é para lembrar a importância de conhecer e respeitar as leis de cada nação e cultura antes de viajar como turista. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a viagem é caracterizada como turística quando um ou mais indivíduos saem de seu ambiente residencial entre um período de 24 horas a 120 dias, sem exercer qualquer tipo de atividade profissional.
A data escolhida para celebrar o Dia Nacional do Turismo é uma homenagem ao pedido que o Governo do Estado do Paraná fez neste dia, em 1916, com o objetivo de desapropriar as terras próximas às Cataratas do Iguaçu para transformar em área turística. Ao pedido foi aceito somente dia 28 de julho daquele ano, por meio do Decreto Estadual nº 653/1916. Desde então, foi criado o famoso Parque Nacional do Iguaçu, conhecido por receber em média 1,5 milhões de visitantes por ano.
Mas de forma geral, o Brasil oferece aos turistas um enorme leque de opções, para todos os gostos e bolsos. As áreas naturais são o seu produto turístico mais popular, uma combinação de ecoturismo com lazer e recreação, principalmente sol e praia eturismo de aventura, bem como o turismo histórico e cultural.
E entre os destinos mais populares está a Floresta Amazônica. Fascinante, instigante e inesgotável, a Amazônia é lembrada por inúmeras lendas, recheada de magia e imaginação. Também pelo turismo que surpreende os viajantes que embarcam nas aventuras das terras do Norte do país.
Mas segundo o Ministério do Turismo, "o Brasil, assim como outras nações, enfrenta hoje o desafio de buscar opções de desenvolvimento e fortalecimento de sua economia de forma sustentável. O crescimento do turismo acima da média da economia global – em 2017 foi de 7% com contribuição de US$ 8,3 trilhões para o PIB mundial – é um indicativo de que o setor tem as condições necessárias para liderar este processo".
"O turismo vem ganhando cada vez mais importância no Brasil, com R$ 520,5 bilhões em contribuição para a economia, sete milhões de empregos gerados e 206 milhões de viagens domésticas, apesar de estarmos aquém do nosso potencial. Somos o 1º em recursos naturais e 8º em atrativos culturais no mundo, segundo dados do Fórum Econômico Mundial, mais ainda não estamos explorando a todo vapor esses diferenciais competitivos. Temos que comemorar sim os avanços e a possibilidade de crescermos ainda mais com a série de reformas que propomos para gerarmos mais negócios, empregos e renda por meio turismo", afirma o ministro Vinicius Lummertz, em entrevista concedida à Agência de Notícias do Turismo.
Por Kátia Cabral Vieira.
Postar um comentário