Camusquim Paraense da Vovó


Comida de vovó nunca tem erro. Por sorte, minhas duas avós são profissionais na área, sabem tudo de cozinha, estão por dentro de todos os truques culinários que existem. Minha avó materna é toda antenada nos programas de televisão. Ama a Carla Pernambuco, assiste o Jamie Oliver, é apaixonada pela Nigella e pela Rita Lobo. Mas ela também faz clássicos da minha infância como ninguém, como é o caso dessa massa. Ela veio aqui no domingo porque eu tinha falado que ia fazer esse camusquim pra ela - chamamos ele carinhosamente de camuruxi, não me perguntem o porquê desse apelido - mas na verdade ela comandou o fogão do começo ao fim. No final, saiu um camusquim idêntico ao que eu comia quando era criança. Uma massa maravilhosa e uma receita que é herança de família!



Para o Camarão:

1 kg de camarão cinza médio fresco
1 tomate picadinho
1 cebola picadinha
2 dentes de alho
Azeite
1/2 maço de coentro
1/2 maço de cebolinha
1/2 xíc. (chá) de passata de tomate

Para o molho branco:

1 litro de leite

3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina
1 cebola ralada
1 vidro (200ml) de leite de coco
1 lata de creme de leite

Para a massa:

500g de espaguete
Margarina
Queijo ralado


Refogar o camarão junto com os temperos por cerca de 5 minutos, colocar a passata e reservar. Fazer um molho branco, derretendo a margarina, acrescentando a cebola, a farinha de trigo e o leite. Depois de pronto, adicionar o leite de coco e o creme de leite com o soro. Misturar o camarão ao molho e reservar. Cozinhar a massa al dente, passar na manteiga enquanto quente e reservar.
Montagem: Colocar em um pirex um pouco do macarrão e ¼ do molho branco misturado ao camarão. Intercalar com o queijo ralado e fazer camadas de macarrão, molho e queijo ralado. Finalizar com o queijo ralado e gratinar em forno médio por 10 minutos.

* A vovó usou o caldo que o camarão soltou no molho branco, substituindo por um pouco do leite.






Nenhum comentário:

Postar um comentário