LASANHA DE TACACÁ


No Círio, tucupi é famoso e está em muitos pratos típicos, como pato no tucupi, arroz paraense, no tacacá. Mas que tal inovar na ceia de outubro? É o que propõe o chefe de cozinha Felipe Gemaque, que nos ensina a preparar a lasanha paraense.

Anote os ingredientes: para a massa da lasanha, você vai precisar de 300 gramas de trigo, três ovos, uma colher de sopa de azeite e sal a gosto.

Para o recheio: um litro de tucupi, quatro colheres de sopa de goma de tapioca, uma colher de sopa de trigo, 250 gramas de queijo muçarela em fatias, dois maços de jambú, 200 gramas de camarão seco, 200 gramas camarão rosa, sal, pimenta, alho, chicória e alfavaca a gosto.


Preparo
Em uma superfície lisa, coloque o trigo e faça um furo no meio. Quebre os três ovos e coloque no meio. Adicione azeite e sal a gosto. Mexa com as pontas dos dedos até o trigo se misturar. Amasse a mistura até virar uma massa. Com uma faca, divida em três partes. Com um rolo, estique a massa sempre colocando trigo para ajudar a não grudar. Faça o mesmo com os outros pedaços e reserve. Coloque um saco plástico em cima para não ressecar.

Agora é a vez do recheio. Em uma vasilha, misture a goma, trigo e um pouco do tucupi frio. O que sobrar vai para uma panela. Adicione também sal, chicória, alfavaca, e alho. Deixe ferver. Enquanto isso, dessalgue o camarão seco. É só deixar de molho na água. Depois tempere o camarão rosa com alho, sal e pimenta. Volte a panela e adicione a mistura que estava na vasilha. Mexa mais um pouco até ferver.

O próximo passo é a montagem. Em uma assadeira, coloque a mistura do tucupi, a massa que estava reservada, o queijo, os camarões e o jambu. Repita o processo mais uma vez. Por último, uma camada de massa e fatias de queijo. Leve ao forno médio por 20 minutos. Está pronta a lasanha de tacaca para o almoço do Círio.







Nenhum comentário:

Postar um comentário