Quando falamos sobre turismo, nosso papel enquanto fonte de informação não se limita apenas em mostrar lugares a serem visitados, mas sim apresentar dados importantes para todos os nossos internautas, seja ele turista ou empresariado.
Recentemente foi anunciado, em Brasília, o "Brasil + Turismo", uma espécie de pacote de medidas que irá fortalecer o setor no país. Esta medida foi criada para trazer soluções técnicas nos chamados "gargalos históricos", elevar o número de turistas nacionais e estrangeiros, contribuir para a melhora significativa dos destinos nacionais, proporcionar o desenvolvimento regional e gerar emprego e renda.
Estas ações foram criadas com a finalidade de que os empresários enxerguem o nosso país como um lugar onde vale a pena investir. O "Brasil + Turismo" chegou para provar que o turismo é o protagonista na geração de emprego e renda.
Dentre as ações anunciadas pelo Ministério do Turismo (MTur), está a abertura de todo capital das empresas aéreas brasileiras ao investimento internacional, que irá aumentar a competitividade entre as empresas e, por consequência, reduzirá preços e oferecerá mais rotas e mais destinos. Isso é extremamente importante para a economia de um país.
Além disso, o "Brasil + Turismo" é uma resposta ao apelo dos brasileiros sobre como trabalhar melhor a imagem do turismo local. Espera-se que, a partir deste programa, o cenário atual que é de 6,5 milhões de turistas estrangeiros no país por ano, dê um salto para 12 milhões em 2022. Um número bastante expressivo, visto que, com isso, estima-se que a receita com visitantes passe dos US$ 6 bilhões anuais para US$ 19 bilhões. Outro impacto esperado é que mais 40 milhões de brasileiros possam ingressar no mercado consumidor de viagens, uma vez que menos da metade da população viaja todos os anos. Um dado injusto, pois o nosso país é tão belo e nem todo brasileiro conhece.
Mais uma das esperas mais importantes com a criação deste programa, é que deverão ser criados quase 6 milhões de empregos. Visto que, se formos pegar dados mundial, o setor do turismo responde por um em cada 11 empregos (9%) de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT). No Brasil, o setor é responsável por empregar, direta e indiretamente, 7 milhões de pessoas.
Com este programa, o MTur também apresentou medidas que servirão para impulsionar o turismo no Brasil, como:
- Emissão de Vistos Eletrônicos para países estratégicos até o fim de 2017, para que a medida passe a valer para turistas de EUA, Canadá, Austrália e Japão;
- Ampliação da conectividade aérea;
- Modernização do modelo de gestão da Embratur;
- Modernização da Lei Geral do Turismo (LGT);
- Melhor aproveitamento de áreas da União;
- Qualificação profissional;
- Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro para que os municípios se organizem e que os recursos federais sejam direcionados para as regiões realmente vocacionadas ao Turismo;
- Fortalecimento dos órgãos estaduais de turismo com repasse de verbas;
- Parceria com a ANTT, que irá intensificar a fiscalização do transporte turístico nas rodovias brasileiras;
- Adequação do conceito de parques temáticos dentro da Lei Geral do Turismo e nos decretos e portarias relacionados.
Sem dúvida estas medidas irão beneficiar o turista e ajudar no crescimento deste setor no país. Agora é a hora de você, empresário, começar a pensar onde irá investir. Que tal no Pará?
Nenhum comentário:
Postar um comentário