Ele vem ganhando força no cenário do turismo, atraindo milhares de turistas com aromas, beleza e sabores, o turismo culinário ou gastronômico, é um dos atrativos de peso, na hora de escolher o destino turístico (país ou região) a ser visitado, afinal de contas, seja almoço ou jantar, é uma necessidade que todo mundo tem.
Estima-se que a gastronomia representa uma fatia importante da cultura de um país e está intimamente ligada ao "Turismo Rural", devido a relação com as atividades agrícolas, responsáveis pela produção dos ingredientes utilizados nas refeições.
Nós como anfitriões dificilmente sabemos reconhecer a maravilha da nossa culinária, seja pelo fato de já estarmos tão acostumados com ela ou, pela correria do dia a dia, mal damos conta de fazer uma refeição correta, porém, estudos apontam que cada turista come, em média, umas três vezes por dia, o que garante um incremento das receitas turísticas, principalmente nos países que não são conhecidos pela sua cultura gastronômica.
Aqui no Brasil, separamos alguns locais que estão na lista dos roteiros preferidos daqueles que fazem turismo gastronômico. Em cada região, o turismo é desenvolvido de uma maneira diferente. Em algumas delas, existem rotas criadas com esta finalidade. Em outras, as agências de turismo organizam passeios ou, também podemos buscar por agências especializadas que realizam viagens customizadas, onde podem ter o acompanhamento de um chef no passeio.
As cidades em que o turismo gastronômico aparece em alta são:
1 - BELÉM E ARREDORES
O sabor peculiar da culinária paraense é mesmo algo que encanta a todos. Os amantes do turismo gastronômico não podem deixar de visitar a Belém do Pará, afinal, o cardápio de sabores únicos é extenso e saboroso. Tacacá, pato no tucupi, maniçoba, pirarucu, feijão manteiguinha de Santarém, aviú (tipo de camarão), pimenta de cheiro e uma infinidade de frutos e frutas como o açaí, o cupuaçu, o bacuri. No Marajó, também no Pará, a visita inclui carne de búfalo e filhote, um peixe da região, simplesmente espetacular. Há ainda pratos excêntricos, como o turu, um molusco comprido que dá nos mangues e que é degustado cru pelos catadores de caranguejo. Ele também é o ingrediente de prato típico muito saboroso, o caldo verde de turu.
2 - PARATI E COSTA VERDE
Localizada perto do Rio de Janeiro e de São Paulo, no local encontramos fazendas de palmito de pupunha, casas de farinha e o porto local - onde o visitante pode acompanhar de perto o trabalho dos pescadores -, claro, desde que esteja em seu roteiro. O turista também pode conhecer o processo de fabricação da cachaça, plantação da cana até o engarrafamento. Ah, ele também poderá degustar muitas delas. A cidade também tem bons restaurantes de comida contemporânea.
3 - CHAPADA DIAMANTINA
A fantástica comida de garimpo a restaurantes com a filosofia slow-food, encontramos Lençóis, a principal cidade desta chapada, local que possui um verdadeiro banquete. Entre os ingredientes típicos estão a palma (um cacto) e a batata da serra. Já os pratos principais estão, pirão de parida (como o nome diz, é servido para as mães na época de amamentação e feito a base de caldo de galinha caipira) e godó de banana (ensopado feito de banana nanica verde). O mel da região é famoso e pastel de jaca também.
4 - PANTANAL
Um excelente destino para quem gosta de peixe. Em alguns destes passeios, o peixe é pescado e preparado na hora, dentro do próprio barco. Curioso e interessante.
5 - VALE DOS VINHEDOS
Localizado na Serra Gaúcha, esta é uma das regiões mais estruturadas para este tipo de passeio. Um ponto onde encontramos grandes vinícolas e a única escola no Brasil que forma técnicos em enologia. Nas vinícolas as visitas são feitas com guias e existem roteiros estruturados como o Caminhos de Pedra (gastronomia dos imigrantes italianos), Vinhos de Montanha e Estrada do Sabor (degustação de produtos das fazendas de colonos).
Agora é só fazer uma dieta antes de arrumar as malas e, escolher o lugar para onde se deliciar, da estadia a refeição.
Por Kátia Cabral Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário