GASTRONOMIA REGIONAL IMPULSIONA O TURISMO NO PARÁ

Ele vem ganhando notoriedade Brasil afora, música, praias e agora a gastronomia. É o Pará está no rol dos estados brasileiros de melhor culinária e também, da mais exótica do país. Vamos falar um pouquinho sobre o porquê disso.
Nossa gastronomia tem uma característica forte a cultura indígena e com uma influência portuguesa e africana. Uma das mais autênticas do Brasil é destaque por não perder os seus traços regionais. Nossos ingredientes são basicamente oriundos da natureza (fauna e flora) amazônica, como camarão, caranguejo, marisco, peixe, caças, pato, suas famosas ervas, chicória, coentro, jambu, pimentas de cheiro. Aqui também produzimos as melhores farinhas, retiradas da mandioca e, bastante famosas por sua textura e qualidade. Aqui produzimos a goma para as famosas tapiocas ou beijus. Iguaria de sabor suave, porém marcante, pode ser consumida com qualquer tipo de recheio, do doce ao salgado e é facilmente encontrada seja na forma crua (para fazer a tapioca) ou para ingestão.
Recente estivemos presentes no programa de televisão da Rede Globo, o "Esquenta", da Regina Casé, onde foi mostrados vários dos nossos costumes, nossa musicalidade com personagens marcantes como Pinduca e Felipe Cordeiro, que falou do carimbó, brega e das nossas guitarradas, mas, uma das coisas mais comentadas foram os nossos pratos típicos e o efeito que algumas de nossas folhas, causam nas pessoas, como o jambú, iguaria presente no famoso tacacá.
Aqui, muitos pratos são feitos com o tucupi, aquele caldo amarelo extraído da mandioca ralada. Só não podemos descrever aqui o maravilhoso sabor que ele tem, porque infelizmente texto não tem cheiro nem sabor, mas, aposto que vocês ficam curiosos para experimentá-lo, certo?
Pois bem, o tucupi geralmente é acrescentado a receitas que levam peixe, mariscos ou puras aves, é servido quente-quase fervendo, com ou sem jambu. Ele, o tucupi, é uma das principais iguarias do Estado do Pará.

Aqui no “Paramazonia”, sempre aproveitamos para falar sobre nossos pratos típicos, temos orgulho de tudo o que é produzido aqui no Pará em termos de gastronomia. Grandes chefes como o Tiago Castanho, dono de um dos restaurantes mais famosos de Belém, o Remanso do Bosque, está entre os destaques da gastronomia. Já esteve em diversos programas e eventos de culinária, mostrando o sabor único e maravilhoso que existe aqui, no nosso estado.
Pratos típicos como pato no tucupi, maniçoba, caruru, tacacá e outros, que vira e mexe são recriados, ganham uma nova identidade, porém, não perdem o seu sabor ímpar. Tudo isso porque nossas iguarias permitem que sejam exploradas de todo jeito. Tudo combina com a culinária paraense, tudo dá para se fazer com nossos peixes, nossas ervas, nossas frutas, tudo pode ser produzido com o que temos aqui no Pará, e tudo fica extremamente saboroso e, exótico e é isso que vem despertando a curiosidade e o interesse em apostar nas nossas riquezas.
A verdade é, que do salgado ao doce vindo das frutas e frutos que marcam a nossa culinária regional como, cupuaçu, bacuri, pupunha, taperebá, jaca, muruci, sapotilha e manga, facilmente encontrada nas ruas da nossa capital, que já atende por "cidade das mangueiras" ou "mangueirosa", formando verdadeiros túneis pelas avenidas, tudo aqui vira um prato ou um doce fino. Sem contar o Açaí, que por sí só, já merece destaque. Ele é o alimento da cesta básica do paraense, está na mesa das famílias e hoje, também presente em todo o território brasileiro.
Entenderam porque nosso estado está cada vez mais ganhando notoriedade por este Brasil afora? Mas nossa gastronomia não é destaque apenas em território brasileiro, fora do país também somos muito bem falados. Restaurantes franceses e italianos também utilizam nossas iguarias para dar mais sabor aos seus pratos.
Por Kátia Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário