Ela é a única basílica existente na Amazônia brasileira e é também a dona de uma beleza que encanta a todos os seus visitantes. Estou falando da Basílica Santuário de Nazaré.
Erguida no mesmo local em que o caboclo Plácido encontrou, às margens do igarapé Murucutu, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses. A Basílica Santuário segue o modelo da Basílica de São Paulo, em Roma. O Círio de Nazaré é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O evento é uma homenagem a Nossa Senhora de Nazaré e reúne cerca de dois milhões de romeiros de todo o mundo.
Em momentos como as festividades da quadra Nazarena, realizadas anualmente no segundo domingo de mês outubro, o Círio de Nazaré engloba outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial, peregrinações que acontecem na quadra nazarena, bem como atividades culturais como o espetáculo dramático conhecido como Auto do Círio, que percorre as ruas do bairro Cidade Velha e os diversos shows que acontecem na concha acústica da Praça Santuário. A Basílica recebe milhares de fiéis, seja para visitação ou para acompanhar as missas celebradas no espaço que encanta a todos com sua arquitetura, telas, e o altar-mor que abriga a imagem da padroeira dos paraenses, a virgem de Nazaré.
imagens da internet |
Ainda sobre o turismo religioso no Pará, a capital do Estado possui outro grande palco da fé cristã, a Igreja Centenária Assembleia de Deus. Localizada em uma das maiores e mais movimentadas avenidas de Belém. O local é considerado o maior e mais importante espaço Evangélico Pentecostal do Brasil, da América Latina e do mundo. A igreja conta com cerca de 700 mil membros e presta relevantes serviços de assistência social, educacional e de comunicação, como distribuição diária de cestas básicas aos mais necessitados e alfabetização de pessoas.
A primeira igreja Católica de Belém, a Catedral Metropolitana de Belém ou Catedral da Sé, foi construída em 1748 e seu altar foi doado pelo Papa Pio XI e atualmente é a sede da Arquidiocese de Belém, sendo parte importante da celebração do Círio de Nazaré. A igreja faz parte do roteiro do turismo religioso da capital paraense e fica localizada no bairro da Cidade Velha, parte do complexo histórico e religioso do bairro, chamado de Feliz Lusitânia, e está próxima a pontos turísticos como o Forte do Castelo e Casa das Onze Janelas. Os desenhos existentes na Catedral são do arquiteto Landi e também guardam em seu interior, belíssimas telas de renomados artistas europeus do século XVIII.
Outro lugar que o turista não pode deixar de visitar, quando chega a Belém, é a Igreja de Santo Alexandre, onde atualmente abriga o Museu de Arte Sacra do Pará. O antigo complexo jesuíta é um dos mais importantes ainda existentes no país. A Igreja de Santo Alexandre está na rota do turismo religioso da capital do Estado, como Museu de Arte Sacra. O local conta com um acervo de cerca de 400 peças sacras de pintura, talha, prataria, gesso e outros objetos litúrgicos, oriundos do acervo jesuítico e da cúria metropolitana da capital. O visitante também pode desfrutar no espaço de biblioteca, loja e galeria de arte.
Sem dúvida Belém do Pará é uma das cidades brasileiras que mais respira fé e o mais importante, não importa a época do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário