POR DENTRO DO MANGAL DAS GARÇAS

O ambiente é bastante agradável, a beleza do espaço é destaque entre os pontos turísticos de Belém do Pará e, a ventilação, não deixa a desejar, afinal de contas, ele fica às margens do rio Guamá. Estamos falando do parque ecológico, Mangal das Garças.
Localizado no centro histórico de Belém, o Mangal das Garças é fruto da revitalização de uma área de 40 mil metros quadrados e uma síntese do espaço amazônico, situado no coração da capital paraense. Aqui você encontra as matas de várzea, espécies animais da própria região e mais de 300 espécies de árvores nativas. Além é claro, de garantir ao público, o contato direto com a natureza.

Não podemos negar que o lugar é bastante acolhedor e, passear no Mangal Graças, o visitante fica mais próximo de espécies animais e pode também, desfrutar de uma caminhada pelo viveiro dos pássaros nativos da região, tais como: colhereiro platalea, arara piranga, flamingo chileno, flamingo comum, garça maguari, garça branca, guará, mutum cavalo e outros.


O passeio pelo parque inclui a visita interna ao borboletário, local onde também existem espécies de beija-flores.A vegetação encontrada neste espaço é propícia às espécies que ali vivem, cascatas e espelhos d'água.O local é coberto por uma tela do tipo "sombrite", tudo para garantir o controle natural da luz externa. No local são produzidas por mês mais de 5 mil borboletas adultas, sendo cada animal produzido, identificado e registrado. Entre as espécies presentes, estão as borboletas olho de coruja (caligo illoneus), ponto de laranja (anteosmenippe), Júlia (dryas iulia), brancão (ascia monusti) e battus (battus polydamas).
imagens da internet
Além do contato com a fauna local, o visitante também pode conhecer o orquidário, local que comporta cerca de 360 plantas. Ali podemos contemplar as várias espécies de orquídeas presentes somente na Amazônia brasileira, além de plantas de diversas regiões do país e do mundo.

E, para finalizar o passeio com chave de ouro, temos o Farol de Belém. Localizado junto do viveiro, a torre em estrutura metálica mede cerca de 47 metros de altura e possui dois níveis de observação, um a 15 e outro a 27 metros, proporcionando uma espetacular vista aérea da bela cidade das mangueiras. O farol no topo está inscrito nas cartas náuticas brasileiras.
Quem vem à Belém, não pode deixar de conferir de perto as belezas presentes no Mangal das Garças, um dos cartões postais da capital paraense. Um pedacinho da Amazônia preservado para o homem desfrutar e reverenciar.
por Kátia Cabral Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário