JULHO: CONHEÇA E DESFRUTE DO PARÁ

Não é à toa que o seu hino canta "salve ó terra de ricas florestas", não, não é, o Pará, tem sim, uma natureza exuberante e rica, muito rica por sinal. Localizado na região norte do país, o estado do Pará, é um dos que compõe a Amazônia brasileira e um dos mais ricos em biodiversidade.
Ele não somente é grandioso pela sua extensão geográfica, mas por suas belezas naturais. Ilhas, praias de água doce e salgada, igarapés, trilhas em meio a uma natureza ainda pouco explorada pelo homem, aqui encontramos de tudo. Da fauna a flora, dos banhos de cheiro que tiram o mau olhado, afasta olho traz o amor de volta, aqui no Pará é assim: a simpatia funciona mesmo.
Égua do Pará pai d'égua de se ver e se viver! De repente você está aqui, desfrutando das belezas arquitetônica da nossa cidade velha, dançando e cantando com a nossa cultura que marca presença na belíssima Estação das Docas, passeando pelas nossas praças, comendo aquela manga que despenca pelos galhos das nossas mangueiras e, quando menos se espera, podemos estar tomando banho de sol em uma de nossas ilhas, como Combu, Cotijuba, Mosqueiro, Algodoal e outras bem pertinho da capital. É a praticidade de sair da “loucura” urbanizada para a calmaria da natureza.
Passeios em família, passeios românticos, passeio divertido com os amigos, o Pará tem pra todo mundo, para todos os gostos. Seja aquele que curte um silêncio bucólico, ou até mesmo aquele que curte uma agitação, o Pará recebe a todos de braços abertos.
A verdade é que, não há um ser humano que não tenha vindo ao Pará e que não queira ter voltado ou, não queira ter partido. Aqui te prende pela gente acolhedora, pela culinária única, exótica e afrodisíaca, pela dança envolvente, pelos ritmos contagiantes que vai do brega ao carimbó - patrimônio imaterial brasileiro -, a sua beleza natural presentes nos nossos 144 municípios. Belezas que você sente só de pisar, com os pés descalços na terra, seca ou molhada, pois o Pará, é a terra da chuva que lava a alma e a pele desse calor humano que você só encontra aqui.
Sendo assim, pra você que pretende mudar o roteiro dessas férias, porque não dar um pulinho aqui? Coloca a mochila nas costas, a bagagem no carro ou despacha no avião e vem. Sair da rotina é bom, conhecer e explorar coisas novas, é melhor ainda, revigora nossa alma, nos permite ter uma nova visão sobre a cultura de outros povos e, aqui, o que não falta é histórias e lendas para serem contadas.



Quer tomar aquele banho de água salgada? Venha conhecer nossas praias oceânicas em Salinas, Ajuruteua, Marudá e Algodoal. Agora, se você tem curiosidade de conhecer as praias de água doce que produzem ondas incríveis, a opção certa são as praias da ilha de Mosqueiro - pouco mais de 70 quilômetros de distância da capital, Belém -, mas, também temos Outeiro, Barcarena com a praia do Caripi, praias de Soure e Salvaterra no Marajó entre outras tão belas quanto e o melhor, todos estes locais são de fácil acesso e o custo benefício para os passeios são excelentes.
Além de tudo isso que já falamos até aqui, não poderíamos terminar essa delícia de texto, recheado de informações que sem dúvida despertam sua curiosidade, não poderíamos nos despedir sem falar da nossa maravilhosa, sim, sem exagero algum, maravilhosa culinária.
Você que é amante de peixe, saia do salmão, da tilápia e venha conhecer o nosso filhote. O peixe de água doce mais saboroso do país é nosso. Sim, nosso, mas pode ser seu também. Seja no tucupí, ao alho e óleo, com molho de castanha-do-Pará, ele é tão bom, que o dito popular “de se comer rezando”, faz todo o sentido. Ah, calma, não estamos aqui só para falar de peixe não é mesmo? Temos tacacá, maniçoba, arroz paraense, pato no tucupí, caruru, vatapá, temos tudo isso e o nosso bom e velho açaí. Por falar em açaí, já comeu com pirarucu frito? Não? Nem faz ideia do que é ou de como se degusta essa delícia? Vem aqui e dá um pulo no maior cartão postal do nosso estado, o bom e velho Ver-o-Peso.
Ah... o querido “veropa”, como é carinhosamente chamado por nós, paraenses, sem dúvida vocês irão desfrutar de iguarias inusitadas, irão experimentar de tudo, das frutas, os sucos de cupuaçu, taperebá, bacurí... sem contar nas nossas erveiras, as mais famosas do país, elas te darão banhos de proteção contra qualquer coisa negativa e, é garantido, trarão o amor de volta. Então, “chega-te a mim” e vem conhecer o Pará? E não esqueça: “quem vai ao Pará, parou, tomou Açaí, ficou”!!

Por: Kátia Cabral Vieira - 07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário