Verão é sinônimo de praia para a grande maioria dos brasileiros, que adoram aproveitar o clima quente para dar um bom mergulho no mar e tomar sol na areia. Mas esse passeio tão divertido pode ser prejudicado por um grande e desagradável problema: a sujeira.
A principal causa da má conservação da maior parte das praias brasileiras está no despejo dos esgotos urbanos no mar. Os frequentadores têm de enfrentar uma água suja e os riscos de contrair doenças para nadar.
mundowalmart.com.br |
Quem também sofre com esse tipo de poluição são os animais. Na Praia Grande, em São Paulo, o lançamento de esgoto particular tem matado peixes de um rio que deságua no mar.
Como este é um problema de saúde pública e depende do governo para ser resolvido, fica mais difícil conseguir reverter a situação. Entretanto, você pode – e deve – fazer sua parte para ajudar a manter as praias limpas.
Toneladas de lixo são deixadas nas praias, por mês. O microlixo (papéis de bala, bitucas de cigarro, gomas de mascar e pequenas embalagens) é o tipo de lixo mais difícil para os garis recolherem e representa grande quantidade dos dejetos.
Quando você for à praia, lembre-se de levar uma sacola plástica para jogar latas de refrigerante, canudos, pratos de isopor, embalagem de sorvete e outros lixos. Caso você esqueça o saquinho, utilize os latões de lixo, que normalmente estão espalhados pelo calçadão, de 50 em 50 metros, ou até mesmo as sacolas dos carrinhos dos vendedores ambulantes. O lixo descartado no mar prejudica também a vida marinha e o equilíbrio ecológico do ecossistema mundial.
Deixe seu cachorro em casa, quando for à praia. Em alguns municípios do Brasil, a presença dos cães na areia é proibida, já que as fezes deles podem transmitir doenças. Caso seja permitido passear com o animal na praia, sempre recolha as necessidades dele e jogue-as no lixo.
Ajude a manter a praia sempre limpa para curtir momentos agradáveis nas viagens de verão!
Fonte: mundowalmart.com.br
Fonte: mundowalmart.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário