PANETONE COM CUPUAÇU
No mês de dezembro os panetones estão por todos os lados, com preços e tamanhos variados para atender ao desejo e ao bolso dos consumidores. A história deste símbolo do natal no Brasil começou com os imigrantes italianos, e se popularizou em 1948, quando os panetones passaram a ser produzidos em escala industrial. Porém, apesar da imagem clássica, o panetone redondinho não é a única forma de se fazer esta delícia: também é possível usar potinhos como forma, criando um panetone diferente.
Você já deve ter ouvido falar em brigadeiro de pote, algodão doce de pote e até mesmo jujuba de pote, mas o panetone no potinho é uma criação da Cássia Faria, que trabalha há mais de 10 anos criando receitas diferentes. Esta, pela forma de preparo, ganhou até um novo nome: o panepote. Veja como fazer:
Ingredientes
Para o panetone:
10 xícaras de farinha de trigo sem fermento
500g de mistura para massa de panetone
6 gemas médias
1 colher de sopa de sal
4 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 copo de água gelada
3 colheres de sopa de fermento biológico
2 xícaras de gotas de chocolate geladas
Para o recheio:
2 colheres de sopa de brigadeiro de panela
1 colher de sopa de doce de cupuaçu
2 castanhas do Pará trituradas
Modo de preparo
O primeiro passo é misturar todos os ingredientes do panetone, até a massa ficar homogênea. Depois é preciso bater e esticar a massa, um processo cansativo, mas que vale à pena. "Todas as calorias que você vai ganhar com o panetone são perdidas na hora de sovar, quando a massa fica igual a um véu", brinca Claudia.
Quando a massa chegar neste ponto, acrescente as gotas de cocolate, previamente guardadas na geladeira para não derreter antes da hora. Deixe a massa descançar e em seguida leve ao forno.
Agora é preciso paciência: o panepote só será finalizado no dia seguinte. Caso você tente fazer a massa e, no mesmo dia, colocar no pote, a receita não vai funcionar. Depois da espera, corte o panetone no formato do pote e vá arrumando as camadas, sempre abusando do recheio, que pode ser cupuaçu, brigadeiro, castanha do pará e o que mais sua imaginação permitir.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário