Pense no clima local. Você
precisará levar em conta o clima da sua região antes de plantar uma árvore para
obter uma espécie que sobreviverá e prosperará no seu jardim ou quintal. Usar um
mapa de biomas pode ajudar não só a identificar o clima local, mas também a
saber quais os melhores tipos de árvores a se plantar.
- O Ministério do Meio Ambiente divide o Brasil em seis biomas principais: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.[2]
- O site do Instituto Brasileiro de Florestas pode ajudar você a encontrar mudas nativas dos diferentes biomas brasileiros. [3]
- Você pode verificar um mapa contendo os biomas brasileiros emhttp://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2009/10/biomas-brasileiros.
- Saber o bioma da sua região ajudará você a identificar os tipos de árvores e outras plantas que podem ser cultivadas e que crescem nos extremos de temperatura daquele local.
- Saiba que a divisão geral em biomas não considera as diferenças locais que incluem a umidade, o solo, os ventos e outras condições que podem afetar a capacidade de sobrevivência de plantas individuais.
Pense no seu terreno. Você
também deve levar em conta o solo da sua propriedade antes de plantar uma
árvore. Fatores como a inclinação, os vizinhos, a drenagem e a erosão podem
influenciar quais plantas crescerão nas suas terras.
- Por exemplo, se você vive em um local particularmente íngreme, pode não ser uma boa ideia plantar árvores, pois as raízes delas talvez não consigam se fixar bem.
- Caso você esteja plantando árvores para combater a erosão, escolha as que já tenham um torrão de raízes forte para que elas não sejam arrastadas pela próxima chuva ou ventania.
- Pense nos outros tipos de plantas e árvores existentes para que a que você plantar não apenas se encaixe no esquema estético geral, mas também tenha espaço para crescer sem matar a vegetação ao redor dela.
Verifique as leis locais para cavar buracos e plantar árvores. A
maioria das comunidades terá leis de zoneamento regulando as árvores e a
escavação em propriedades dentro de suas fronteiras. É importante verificar
essas leis para ter certeza de que você pode cavar e plantar árvores. Caso
contrário, a comunidade poderá não só impedir você de plantar, mas também
forçá-lo a pagar multas.
- As leis de zoneamento relacionadas ao plantio muitas vezes estão ligadas à escavação de buracos perto de postes elétricos e de telefone, além de outros cabos. Você precisará ter certeza de onde estão esses cabos e sistemas antes de cavar.
- Você também deve consultar as empresas de prestação de serviços locais a respeito da escavação perto dos postes e cabos delas, de modo que você não os perturbe ou machuque alguém ao plantar ou conforme a árvore crescer.
- Ligue para as empresas que prestam serviços na sua região e peça informações sobre como obter um mapeamento das linhas subterrâneas que passam pela sua propriedade.
Fale com um profissional. Se
você tiver dúvidas ou não tiver certeza de algo relacionado ao plantio da
árvore, converse com um arborista profissional da sua região. Consultar alguém
que entenda seus desejos e as condições locais pode ajudar você a encontrar as
melhores árvores para plantar.
- Você pode ir a um viveiro local para encontrar um arborista profissional ou usar o quadro geral da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana para ajudar você a achar alguém na sua área. O quadro está localizado emhttp://www.sbau.org.br/associados.htm.
Ver+: http://pt.wikihow.com/Plantar-uma-%C3%81rvore
Nenhum comentário:
Postar um comentário